Por que pneus de carros elétricos precisam ser mais silenciosos e robustos?

13/09/2024

Carros elétricos não usam pneus exclusivos, como muitos pensam
  • Conforto acústico e baixa resistência ao rolamento são fundamentais para produtos com este tipo de aplicação

Por Vitor Matsubara

Os carros elétricos ainda não podem ser chamados de “populares”, mas a ascensão nas vendas fez muita gente conhecer um pouco mais sobre este tipo de veículo.

No entanto, pouca gente imagina que nem todos os componentes básicos de um veículo podem ser aproveitados em um carro elétrico.


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Um bom exemplo está nos pneus, que precisam entregar resultados superiores em aderência, resistência e desempenho antes de serem aplicados nos carros eletrificados.

“A eletrificação dos carros trouxe alguns desafios para as fabricantes de pneus, mas não é preciso reinventar a roda”, garante Celso Pereira, gerente comercial de desenvolvimento de produto da Continental Pneus.

Baixa resistência ao rolamento é fundamental

Quanto menor for a resistência ao rolamento, menor será o consumo do veículo

Embora o consumo e eficiência sejam umas das maiores preocupações no desenvolvimento de qualquer pneu de automóvel de passeio, esse fator se torna ainda mais importante no caso de um composto para veículos elétricos.

Fabio Magliano, gerente de produtos e motorsports da Pirelli América Latina, ressalta que o pneu precisa ter “baixíssima” resistência ao rolamento para evitar maior consumo da bateria.

Pneus devem ser mais resistentes

Resistência para suportar mais peso é essencial

Só que não basta apenas pensar na economia. Os pneus precisam ser mais resistentes, tanto para suportar maior peso, quanto por conta da entrega de torque instantânea.


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Celso, da Continental, lembra que os carros elétricos são mais pesados em relação a um similar movido a combustão pela presença das baterias.

“A estrutura do pneu precisa ser reforçada porque. Como o peso do veículo é maior, ele recebe maior pressão durante o uso e precisa suportar uma capacidade de carga maior”, explica.

Todo silêncio é pouco

Pneus precisam ser mais silenciosos devido à falta de ronco do motor

A ausência de barulho do motor também é um desafio enorme para as fabricantes de pneumáticos.

“O ronco do motor acaba encobrindo outros geradores de ruído naturais de um veículo, como o som do pneu em contato com o solo. Então (em um carro elétrico) é preciso fazer um pneu extremamente silencioso para que os passageiros não sejam incomodados”, diz Fabio, da Pirelli.

A Continental, por sua vez, oferece em alguns de seus produtos a tecnologia ContiSilent, que consiste na aplicação de uma espuma acústica de poliuretano na parte interna do pneu para diminuir a geração de ruídos. 

Fabricantes não têm pneus exclusivos para carros elétricos

Tecnologias de pneus ‘convencionais’ são aplicadas nos veículos elétricos

Atualmente, mesmo Continental e Pirelli não chegam a ter linhas dedicadas para carros elétricos. Segundo a Continental, isso se deve em parte pela necessidade de desenvolver soluções específicas para cada projeto.

“Nossa intenção é trazer um pouco de customização para cada aplicação e, no futuro, essas tecnologias acabam sendo estendidas para nosso portfólio de produtos”, afirma Celso.

No entanto, caso exista outro veículo com as mesmas especificações, o executivo diz que solução pode ser aproveitada em outros produtos de outras marcas.

Pirelli usa tecnologia Elect em modelos como o Porsche Taycan (acima)

A Pirelli, por sua vez, disponibiliza a tecnologia Elect, apresentada durante o Salão de Genebra de 2019. De acordo com a empresa, esses compostos oferecem baixa resistência ao rolamento e são capazes de aumentar a autonomia e reduzir o consumo.

O primeiro carro elétrico equipado com os pneus Elect de fábrica foi o Porsche Taycan, que usa modelos P Zero desenvolvidos exclusivamente para o veículo.

Fonte: Automotive Business

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