“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Estudo aponta aumento nas vendas de veículos no último trimestre de 2023

01/02/2024

O último trimestre de 2023 registrou um crescimento de 9% na venda de veículos no comparativo com o mesmo período de 2022. O desempenho positivo no fechamento do ano foi impulsionado, especialmente, pelo aumento de 11% nas vendas de automóveis novos. Os dados consolidados fazem parte da nova edição da Análise Setorial do Data OLX Autos, ferramenta de inteligência automotiva da OLX, que avalia e aponta perspectivas para o setor automotivo.

O relatório mostra que o desempenho geral do setor automotivo em 2023 foi positivo. No acumulado do ano de 2023 a produção de automóveis e comerciais leves aumentou 1,3% no comparativo com o mesmo período de 2022. As vendas de veículos 0 km, por sua vez, cresceram em 11,5%. Para 2024, há a expectativa de uma produção ainda mais robusta, com crescimento esperado de 4,8% segundo as projeções da ANFAVEA para automóveis e comerciais leves, acompanhada pela redução das taxas de juros e quedas ainda mais expressivas nos preços. Essa conjuntura favorável tende a estimular o aumento nas vendas de automóveis novos e usados.

O setor automotivo fechou o quarto trimestre de 2023 com 2,86 milhões de carros usados e seminovos comercializados e 645 mil modelos novos vendidos, de acordo com a Fenabrave. Juntas, somam cerca de 3,5 milhões de unidades no período, o melhor desempenho dentre todos os trimestres de 2023.

Segundo o relatório do Data OLX Autos e baseado em dados da ANFAVEA, o último trimestre de 2023 fechou com 540 mil unidades produzidas, o que representa uma leve desaceleração em relação ao trimestre anterior, fruto da quantidade de feriados prolongados no período e da sazonalidade já estabelecida no mercado. Apesar disso, o setor automotivo encerrou 2023 com a média de 551 mil veículos produzidos, mais que o alcançado em 2022, de 544 mil.

Cenário macroeconômico

Tudo indica que em 2023 o Brasil experimentou um crescimento econômico acima do esperado, os dados do último trimestre ainda não foram disponibilizados pelo IBGE, o que renovou o otimismo para 2024, ainda que a projeção de crescimento do PIB, de 1,6%, represente uma expectativa moderada (dados do IBGE e Focus/Banco Central do Brasil Projeção).

Em termos de política monetária, houve uma sequência de cortes na taxa Selic, atingindo 11,75% ao ano, o que estimula condições de financiamento mais favoráveis. No setor automotivo, a inflação para veículos novos voltou a seguir uma tendência decrescente, chegando a 2,4% em dezembro. Para os veículos usados, foi observado um movimento contínuo de deflação, atingindo -4,8%. Os dados são do IBGE e do Banco Central do Brasil.

De acordo com o monitoramento, a concessão de crédito para a compra de veículos cresceu 3,6% em novembro em comparação com o mesmo período de 2022, conforme divulgado pelo Banco Central. Contudo, as taxas de inadimplência, especialmente para pessoas físicas, de 5,3%, continuam sendo um ponto de atenção.

Desempenho dos seminovos e usados na OLX

Segundo a Análise Setorial do Data OLX Autos, os modelos abaixo de R$40 mil continuam a representar a maior preferência em pesquisas de preço na plataforma, somando 46,1% da procura nos últimos três meses do ano. Contudo, após um período de aumento no valor dos veículos e elevação das taxas de juros, observa-se que, no último trimestre de 2023, os modelos acima dessa faixa de preço apresentaram aumento na procura em relação ao ano anterior, conforme abaixo, com destaque para os que custam R$ 60 mil a 80 mil (12,7% de share).

Com recorte de idade do veículo, o levantamento do Data OLX Autos aponta nova queda de participação na procura por automóveis entre 7 e 9 anos no comparativo com o mesmo trimestre de 2022, tendência que se repetiu nas edições anteriores do relatório. Mas a maior queda observada no período foi entre os modelos “velhinhos”, com idade acima dos 14 anos. Ainda assim, possuem a maior fatia de interesse, com 29,8%.

Por outro lado, modelos de 4 a 6 anos apresentaram o crescimento mais expressivo, chegando a quase 15% de participação na procura da plataforma.

Modelos e marcas

O Chevrolet Onix 2019 terminou os últimos três meses de 2023 como vencedor em vendas em quatro regiões brasileiras. Somente no Centro-Oeste a edição 2020 do modelo lidera em comercializações.

Em relação às fabricantes, a Volkswagen repetiu a liderança do terceiro trimestre e fechou o ano como a marca mais comercializada na plataforma também nos últimos três meses do ano. A Chevrolet ocupa o segundo lugar, seguida por Fiat, Ford e Renault.

Dentre as marcas mais procuradas, diferente do quarto trimestre de 2022, em que a Volkswagen liderava com quase 20% de participação, nos três últimos meses de 2023, a montadora alemã caiu para 17,4%, o mesmo percentual da Chevrolet.

Tipo de carroceria

O estudo do Data OLX Autos mostra que os SUVs seguem na tendência de aumento na procura no quarto trimestre, no qual representam 17,2% das buscas. Os hatches, que ainda lideram as pesquisas com 40,6% de share, seguem no caminho inverso e vêm registrando quedas consecutivas.

Dentro da tendência de crescimento da procura por SUVs, ao comparar com 2020, o Nordeste é a região do país onde esse comportamento foi mais latente ao longo de três anos, com aumento de cerca de 7 pontos percentuais. Já os hatches, que em 2020 representavam quase 50% da preferência dos nordestinos, caiu para 41,4%, o que aponta uma consolidação das SUVs na preferência dos consumidores locais.

Na categoria Hatch, Gol e Onix foram os mais vendidos. Toyota Corolla e Honda Civic lideram nas vendas dos Sedãs, enquanto o Jeep Compass e Jeep Renegade se destacaram dentre os modelos SUVs.

Em relação aos modelos mais buscados, o Gol é o preferido (5% de share). Descontinuado em 2022, caiu 1 ponto percentual no quarto trimestre, sendo a maior queda dentre os modelos mais procurados no período. Já a pesquisa pelo Palio caiu 0,5 pontos percentuais e representa 3,5% de participação. Na sequência vem o Corolla (3,5%) que subiu 0,3 pontos percentuais e o Civic, que se manteve no mesmo patamar, com 3,3%.

A Análise Setorial é elaborada por meio da base de dados da empresa, com diagnóstico da oferta e demanda do mercado em tempo real, além de monitorar o desempenho da economia brasileira, bem como reunir informações fornecidas por parceiros de referência no setor automotivo.

O relatório completo pode ser encontrado na landing page do Data OLX Autos: Link

Sobre o Grupo OLX

No Brasil desde 2010, o Grupo OLX tem como missão capacitar as pessoas para que alcancem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. Com a aquisição do Grupo ZAP, concluída em outubro de 2020, a companhia opera a OLX, plataforma horizontal com posição de liderança nas categorias de automóveis, bens de consumo usados e imóveis; e duas plataformas líderes do mercado imobiliário, ZAP e Viva Real.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em mídia e marketplaces: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de valores da Noruega.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?