Por Vitor Matsubara
Embora ainda tenha cheiro de novidade no Brasil, a Ford F-150 ganhou importantes novidades na linha 2024. Apresentada às vésperas do Salão de Detroit, a picape ganhou atualizações no design, mudanças importantes nas motorizações e algumas tecnologias.
As alterações devem chegar ao Brasil no ano que vem, uma vez que as primeiras unidades da nova Ford F-150 serão entregues nos Estados Unidos apenas em 2024.
Mudanças discretas na Ford F-150 2024

No desenho, a dianteira traz faróis um pouco mais quadrados e uma nova grade, que pode receber acabamento cromado de acordo com a versão. O para-choque foi redesenhado na área próxima ao conjunto óptico.
VEJA MAIS:
– Ford contrata crédito de US$ 4 bilhões para evitar incertezas do mercado
– Fábrica quase centenária da Ford vai virar linha de produção de elétricos
Atrás, as lanternas exibem uma nova assinatura visual em LEDs. A maior novidade é a tampa da caçamba Pro Access, cuja parte central pode ser aberta para o lado direito.

A abertura tradicional para baixo continua sendo oferecida. A ideia é facilitar o acesso ao compartimento de carga mesmo com um trailer engatado na traseira. A solução lembra um pouco à da Ram 1500, embora na rival a abertura contemple toda a área de acesso.
Ainda falando sobre o compartimento de carga, a Ford trouxe o Pro Power Onboard, uma tomada capaz de alimentar vários equipamentos. Ela é disponibilizada em três potências: 2,0 kW nas versões movidas a gasolina e 2,4 kW, nas configurações híbridas Powerboost, além da opcional de 7,2 kW exclusivamente para a Powerboost.
Picape tem novas tecnologias e melhorias sob o capô

A Ford F-150 2024 ampliou a oferta de assistentes de condução na gama de versões. Um deles é a nova geração do sistema BlueCruise, que permite realizar trocas de faixa sem a intervenção do motorista.
A notícia ruim é que a comodidade está disponível apenas nos primeiros 90 dias de uso do veículo. Após esse prazo, o proprietário precisa realizar uma assinatura mensal ou anual para seguir desfrutando do item.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
Por fim, a picape deixa de vir com o motor 3.3 V6, alçando o 2.7 V6 biturbo como motorização de entrada. A gama ainda conta com o 3.5 EcoBoost biturbo V6 (com variação híbrida) e o 5.0 V8 aspirado, esta a única opção disponibilizada no mercado brasileiro.

Existe ainda a F-150 Raptor, que, apesar dos desejos, está longe do Brasil. A versão esportiva é comercializada nos Estados Unidos em duas motorizações: 3.5 V6 biturbo e 5.2 V8 Supercharger.
Por ora, a Ford não divulgou dados de potência e torque, limitando-se a dizer que os números melhoraram.
Marca do oval azul foi simplificada

Por último, uma novidade que pode ter passado despercebida pela maioria dos fãs da Ford é a “nova” marca da empresa estampada na picape.
Assim como aconteceu na maioria das atualizações feitas na indústria automotiva, o tradicional oval azul foi simplificado. Em vez dos cromados, a Ford adotou detalhes brancos e a borda interna do oval foi eliminada, permitindo que o logotipo Ford fique mais destacado.
A F-150 2024 é o primeiro modelo da marca a trazer a nova logomarca da Ford.