Os proprietários de elétricos relatam mais problemas com novas tecnologias do que os donos de veículos a combustão, de acordo com recente estudo da J.D. Power. A pesquisa surge quando as montadoras aumentam os lançamentos de carros movidos puramente a bateria.
– Faça a sua inscrição no #ABX23 – Automotive Business Experience
De acordo com o estudo de Índice de Experiência Tecnológica de 2023 da J.D., os proprietários de veículos elétricos puros relataram 4,2 problemas a mais por 100 veículos do que os donos de carros convencionais. Isso significa que os usuários de EVs tiveram 46% problemas a mais que os de automóveis a combustão.
“A percepção na indústria é que a maioria dos veículos deveria oferecer muitas tecnologias avançadas para competir com concorrentes de alta tecnologia como a Tesla”, disse, em comunicado, Kathleen Rizk, diretora sênior de benchmarking de experiência do usuário e tecnologia da J.D.
“O sucesso dependerá das fabricantes conseguirem executar as tecnologias com perfeição, garantindo, ao mesmo tempo, que a experiência do usuário seja a mesma para os que têm experiência na tecnologia e também para aqueles que não têm.”
Genesis no topo da lista de satisfação pelo terceiro ano
A Genesis, divisão de luxo da Hyundai, novamente está no topo da classificação de satisfação de propreitários de elétricos. No estudo, oito marcas tiveram pontuação acima da média.
A pesquisa analisou 40 tecnologias automotivas em quatro categorias: conveniência; automação emergente; energia e sustentabilidade; e infoentretenimento e conectividade. Com base em uma escala de 1.000 pontos.
VEJA MAIS:
– Carro elétrico feito no Brasil: realidade imediata ou sonho distante?
– Tesla lança software para usar Siri e apps da Apple no carro
A Genesis obteve 656 pontos, seguida pela Hyundai (com 547 pontos), Cadilac e Lexus (533, cada), BMW e Kia (528 pontos, cada), Mercedes-Benz (522), Volvo (509) e GMC, que conseguiu 505 pontos. O estudo considerou uma média de 503 pontos. A pontuação da Tesla, de 773 pontos, não foi considerada porque a montadora não atente todos os critérios analisados, segundo a J.D.
Comando por gestos ainda desagrada
Os sistemas de comandos por meios de gestos também apresentou problemas para os usuários de EVs. O estudo da J.D. Power apontou que os proprietários de veículos elétricos relataram 18,4 problemas a mais por 100 veículos.
A função permite que os motoristas usem gestos manuais para controlar os recursos do veículo. Por exemplo, eles podem aumentar o volume do rádio girando os dedos no sentido horário ou diminuí-lo girando-os no sentido anti-horário.
“As tecnologias avançadas são mais difíceis de usar pelos consumidores, independentemente do tipo de veículo”, disse Rizk.
Ao mesmo tempo, o levantamento revela que os proprietários de elétricos tiveram experiências positivas com a tecnologia plug-and-charge. Este dispositivo identifica o veículo que será carregado, inicia o carregamento quando o condutor o liga e emite automaticamente o pagamento e a fatura.
Fonte: Automotive Business