Por Vitor Matsubara
A Volkswagen apresentou na Europa o primeiro facelift do T-Cross. O SUV compacto traz mudanças discretas no design e algumas alterações na cabine, inclusive um acabamento mais refinado. O modelo deve chegar ao Brasil em 2024.
Uma leve plástica no T-Cross 2024

A dianteira tem novos faróis com iluminação de LED matricial (a tecnologia é a já conhecida IQ.Light) e uma grade frontal iluminada, como no Taos. Atrás, o T-Cross tem refletores em formato de “X” dentro das lanternas, sendo que o para-choque traseiro também foi redesenhado.
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Por dentro, o T-Cross 2024 exibe materiais de qualidade mais refinada, com direito a costuras aparentes em algumas partes do veículo. A central multimídia ganhou moldura que a deixa destacada no console central.
Na Europa, o SUV compacto sai de fábrica com painel de instrumentos digital com tela de oito polegadas, substituída por uma tela de 10 polegadas nas versões mais caras. Já a central multimídia tem tela tátil de oito ou 9,2 polegadas, de acordo com a configuração, enquanto os faróis IQ.Light serão oferecidos apenas nas opções Style e R-Line.
Menor do que o T-Cross brasileiro

O modelo europeu ficou 2,7 centímetros mais longo, ficando com 4,13 metros de comprimento. Apesar disso, o T-Cross lá de fora ainda é menor do que seu irmão brasileiro, que tem 4,19 metros. Como o carro produzido na Europa aproveita a base do Polo, ele tem uma distância entre-eixos de 2,56 metros, contra os 2,65 metros do T-Cross nacional, que usa a plataforma do Virtus.
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Na Europa, o carro tem o motor 1.0 turbo presente no Brasil, mas com variações de 95 cv e câmbio manual de cinco marchas; e 116 cv, associado a uma transmissão manual de seis velocidades – com caixa de dupla embreagem de sete marchas como opcional.
O facelift do T-Cross deveria estrear por aqui ainda em 2023. No entanto, a VW decretou lay-off na fábrica de São José dos Pinhais (PR) com duração de até cinco meses, o que acabou atrasando o cronograma do SUV.
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