As vendas de veículos realizadas na primeira quinzena de janeiro somaram 66 mil unidades, mostraram dados do Renavam acessados por Automotive Business. O resultado é cerca de 30% inferior àqueles registrado no sistema de licenciamentos na primeira quinzena de dezembro, e 4% menor do que em janeiro do ano passado.
LEIA TAMBÉM:
> Janeiro tem pior patamar de vendas desde o começo da pandemia
Uma fonte ligada aos concessionários informou que o fluxo de produtos nas lojas voltou a um patamar considerado aceitável, com a montadoras conseguindo entregar mais veículos do que antes – ainda que pese a persistente escassez de semicondutores no mercado. Contudo, afirmou a fonte, a falta de crédito e os juros altos afastaram o cliente do ponto de venda.
A tendência pode ser vista no balanço da B3, cujos dados apontaram para retração das vendas financiadas em 2022 devido às mesmas razões ligadas ao cenário econômico.
Com o ritmo de 6 mil unidades/dia licenciadas na primeira quinzena, mais um volume extra que historicamente as locadoras compram nos últimos dias do mês, as concessionárias esperam que as vendas de veículos em janeiro fiquem próximas das 150 mil unidades. Caso se confirme, o resultado superará o mesmo mês do ano passado, quando foram licenciados 126 mil veículos.
Fonte: Automotive Business






















