“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

BMW Motorrad confirma produção da F 900 R no Brasil

17/11/2022

A BMW anunciou na quarta-feira, 16, a produção da F 900 R no Brasil. A motocicleta começa a ser fabricada em Manaus (AM) ainda em novembro, com chegada prevista à rede de concessionárias em janeiro de 2023.

A F 900 R será comercializada nas versões Sport, disponível na cor BlackStorm Metallic, e Sport+, oferecida na cor Racing Blue. Ela conta com um motor de dois cilindros de 895cm3, que entrega 85cv e torque máximo de 9,8 kgfm a 6.750 rpm. Entre os itens de série, a moto oferece ajustes de pré-carga e de retorno do amortecedor traseiro, ajustes dos manetes de freio e de embreagem e freios ABS. Há dois modos de condução: uma para chuva e outro para uso em estrada.

Ambas as versões trazem computador de bordo, conector USB e painel de TFT colorido com tela personalizável de 6,5 polegadas. A conexão com o smartphone do cliente também é possível via Bluetooth para navegação, com uso do app BMW Motorrad Connected. Ligações e reprodução de música podem ser realizadas por meio de um capacete com sistema de comunicação BMW Motorrad.


LEIA TAMBÉM:

– Alex Donatti assume direção da fábrica da BMW em Manaus


Na versão Sport+, a F 900 R ganha controle de tração dinâmico (DTC), controle dinâmico de freio motor (MRS), partida do motor sem chave, assistente de troca de marchas, modos de pilotagem Dynamic e Dynamic Pro, preparação para GPS, sistema de freios ABS Pro, sensor de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro e spoiler inferior.

Investimentos e novos empregos

Recentemente, a BMW Motorrad anunciou um investimento de R$ 50 milhões na planta de Manaus entre 2022 e 2025. A quantia será aplicada no incremento em todas as áreas produtivas: qualidade, produção, logística e expedição. O investimento também prevê aumento de mais de 25% na capacidade produtiva, 20% na mão de obra direta e 50% na área útil da planta.

O montante prevê ainda a produção de sete novos modelos até 2025. Com o investimento, a capacidade produtiva subirá de 15 mil motocicletas para 19 mil unidades por ano. A unidade produz nove modelos: F 900 R, G 310 GS, G 310 R, F 750 GS, F 850 GS, F 850 GS Adventure, S 1000 RR, R 1250 GS e R 1250 GS Adventure. Para suportar o aumento da produção, a empresa prevê um aumento de 20% no número de postos de trabalho na fábrica manauara.

Além disso, o complexo terá a integração de um novo galpão. A estimativa é que haja uma ampliação de 50% na área total, chegando a 15 mil m². Programado para ser inaugurado ainda em novembro, o novo espaço será destinado ao estoque de materiais, recebimento e inspeção de qualidade, além de uma nova operação de distribuição direta.

Fonte: Automotive Business

Informes