“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Com foco na descarbonização, Cummins associa-se à ABH2

25/08/2022

Focada em sua estratégia global de sustentabilidade, que tem por meta atingir zero emissões de CO2 até 2050, a Cummins acaba de se filiar à Associação Brasileira de Hidrogênio, ABH2. Criada há 5 anos, a entidade visa fomentar a cadeia de produção, distribuição e uso desse importante elemento para fins energéticos e industriais no território brasileiro.

“A associação à ABH2 vem reforçar o nosso propósito de ser líder em soluções baseadas em tecnologias de hidrogênio”, comenta Fábio Magrin, que assumiu em fevereiro a liderança para a América Latina da unidade de negócios New Power, criada no final do ano passado, e dos negócios da Cummins no segmento de motores HHP (High Horse Power).

A empresa enxerga nos eletrolisadores, os dispositivos para produção do hidrogênio, parte importante na sua estratégia rumo à descarbonização. Mais sustentável, esse processo permite a eletrólise da água na produção de hidrogênio a partir de fontes de energias limpas, como solar, eólica ou hidroelétrica.

O executivo informa que a Cummins já fornece eletrolisadores para 50 estações de abastecimento de hidrogênio em todo o mundo, tendo grande interesse em intensificar seus negócios aqui no Brasil. Além dos eletrolisadores, a unidade da Cummins dedicada a soluções de carbono zero traz também em seu portfólio de energia os motores elétricos e células de combustível. “Na nossa avaliação, o futuro está na célula de combustível e no hidrogênio, tanto para o segmento dos transportes quanto para o uso industrial”, comenta Magrin. 

A Cummins conta com uma joint-venture, a Nproxx, atuando também no armazenamento e transporte do hidrogênio. 

Com a filiação à ABH2, a fabricante de motores e geradores se une agora aos principais atores brasileiros envolvidos na área de tecnologia do hidrogênio e células de combustível, incluindo empresas, comunidade científica e pessoas jurídicas associadas à entidade. Um trabalho conjunto de extrema importância para que as metas de sustentabilidade de diferentes setores saiam do papel e virem realidade. 

A associação informa ter participação ativa na International Partnership for Hydrogen and Fuel Cells in the Economy (IPHE), que é uma iniciativa colaborativa internacional, em nível de governo, para o desenvolvimento e implantação de tecnologias de hidrogênio e pilhas a combustível. Em 2021 a ABH2 (https://abh2.org/) se tornou mantenedora da ABNT para desenvolver e homologar normas técnicas sobre o hidrogênio no Brasil. Há também membros da ABH2 participando nas discussões internacionais de normas e padrões para essas tecnologias, bem como na certificação de produção do hidrogênio.

Cummins Brasil – Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration. Para mais informações, acesse ao nosso site www.cummins.com.br.

Divulgação
Textofinal de Comunicação Integrada
Tel.: (011) 3849-8633
textofinal@textofinal.com
Juliana Sih

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?