Devido às altas temperaturas e cargas de trabalho, os anéis de segmento precisam ter elevados requisitos técnicos para garantir o seu desempenho, a redução de atrito, desgaste adequado e vedação. Assim, motivadas por estas exigências, usa-se uma combinação de diversos tipos de anéis.
O anel da primeira canaleta, conhecido por anel de compressão, tem a função de realizar a vedação dos gases de combustão entre a câmara e o cárter do motor. Já o anel da segunda canaleta, denominado raspador, também promove a vedação e auxilia no controle do filme de óleo no cilindro. O anel da terceira canaleta – “anel de óleo” – controla a quantidade de óleo na superfície do cilindro, mantendo a película com espessura entre 1 e 2 microns.
Detalhes de montagem – Após abrir a embalagem, deve-se atentar às indicações de posicionamento referente aos anéis da primeira, segunda e terceria canaletas.
Antes da montagem dos anéis do pistão, é necessário verificar a abertura entre pontas com calibre de lâminas, seguindo as especificações do fabricante.
Os anéis de segmento possuem posição de montagem referente ao topo do pistão, seguindo as indicações das gravações TOP ou KS.
É fundamental utilizar ferramentas adequadas para montar os anéis de segmento no pistão, como o alicate apropriado, para evitar deformações e danos, e muito cuidado com a abertura entre as pontas, pois, se excessiva, pode ocasionar danos permanentes. Além disso, a montagem manual pode resultar em deformação, como na torção do anel e travamento na canaleta.
Para a montagem do anel de óleo com duas peças na terceira canaleta, ou seja, um anel e uma mola, deve-se posiconar a abertura da mola para o lado oposto do entre pontas do anel. Para os anéis de óleo de três peças, uma mola e duas lâminas, é preciso ter atenção com a posição de abertura entre pontas da mola em relação às lâminas. Devem ser montados, respectivamente, a 120° entre eles.
Após a montagem, não se esquecer de lubrificar as canaletas e anéis com óleo do motor. Verificar também os movimentos livres dos anéis dentro das canaletas e efetuar a defasagem dos entre pontas dos anéis, que podem ser 120°, 180°, ou conforme especificação do fabricante.
Outra dica importante é utilizar cinta ou luva cônica para instalação do conjunto pistão e anéis no cilindro do motor.
Seguindo corretamente as recomendações de montagem e utilizando peças de qualidade, o serviço terá precisão e garantia.
Características dos anéis de segmento – Para a fabricação dos anéis de segmento, são usados materiais como ferro fundido ou aço. Mas, devido às normas de emissões a utilização do aço ocorre com maior frequência, principalmente, nos anéis de compressão, montados na primeira canaleta.
Outro fator relevante é o tratamento superficial das faces de contato, que vai desde aplicação de molibdênio, cromo, cromo diamante, cromo cerâmico e o tratamento PVD.
Os anéis de segmento da Kolbenschmiddt (KS) são vendidos pela Motorservice no mercado de resposição, contam com embalagem em azul com logotipo da KS em branco e uma etiqueta que posssui informações sobre o código de comercialização, diâmetro do cilindro, aplicação e o código QR CODE, que fornece um caminho para validar a autenticidade do produto.
Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no link https://www.youtube.com/watch?v=UfWD7s__irE. Mais informações podem ser conferidas no site https://www.ms-motorservice.com.br/ e no suporte técnico SAKS 0800 721 7878.
Sobre a Motorservice
O grupo Motorservice é a organização de vendas da Rheinmetall para todas as atividades de pós-venda em todo o mundo.
Este é um dos maiores fornecedores de componentes do motor para o mercado de reposição independente.
Com as marcas premium Kolbenschmidt (KS), Pierburg, bem como a marca BF, a Motorservice oferece, no comércio e na oficina, um vasto e amplo portfólio de produtos com alta qualidade aos seus clientes.
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