“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

BMW M completa 50 anos com legado nas pistas e ruas do mundo

25/05/2022

Em 1972, Robert A. Lutz era Membro do Conselho da BMW. Um vendedor excepcional, trouxe dos estados unidos o conceito de “Win on Sunday, sell on Monday”, algo como “Vença no domingo e venda na segunda”, o que foi prontamente aceito pela recém criada BMW Motorsport GmbH. A época foi perfeita e conectada aos anos 70, quando tudo era mais colorido, rápido e esportivo. Pouco tempo depois, o nome da empresa foi reduzido para M e assim foi cunhada a letra mais poderosa do universo.

Presente desde a Fórmula 1 até nos sonhos de consumo dos apaixonados pela marca, os modelos BMW M tornam ainda mais evidente o Puro Prazer de Dirigir e continuam se aprimorando, apesar dos 50 anos de idade, completados exatamente no dia de hoje. O BMW i4, o primeiro 100% elétrico com o desenvolvimento M chegará ao Brasil no segundo semestre para continuar pisando fundo e escrevendo história.

Primeiro modelo concebido pela BMW M, o M1 foi apresentado ao mundo em 1978. Seu design, assinado por Giorgio Giugiaro, impressionava pelas formas aerodinâmicas e esportivas. Primeiro BMW equipado com motor central, o M1 foi tão marcante que ganhou até mesmo uma categoria de automobilismo, chamada de M1 Procar. As corridas eram disputadas antes das corridas de Fórmula 1 e o campeão, em 1979, foi ninguém menos que Niki Lauda. Este desenvolvimento foi levado adiante em versões mais potentes dos BMW Série 5 de produção.

Em 1980, a BMW focou na Fórmula 1. Com um time de engenheiros eficientemente liderados por Paul Rosche e com Nelson Piquet ao volante, a equipe Brabham BMW conquistou o título em 1983. O trabalho da equipe gerou um motor que, apesar de ser apenas 1.5 litros, entregava acima de 600 cv. Com o farto know-how após anos na Fórmula 1, a BMW M aplicou seus esforços em construir esportivos para as ruas. O primeiro deles, baseado no Série 3, chegou em 1986 e se tornou uma lenda, desejada até os dias atuais: o M3. Ele se tornou o carro touring de maior sucesso de todos os tempos, com o italiano Roberto Ravaglia pilotando o modelo campeão do World Touring Car em 1987.

Sempre buscando de proporcionar a melhor experiência possível ao volante, a BMW M segue se reinventando. Apresentado em meados de 2021 e prestes a desembarcar no Brasil, o BMW i4 M50i, a versão mais potente do modelo, recebe diversas tecnologias para garantir o puro prazer de dirigir dos veículos BMW. Com potência combinada de 544cv e torque, também imediato, que pode chegar a 795Nm (com a função Sport Boost ativada), o modelo acelera de 0 a 100km/h em apenas 3,9 segundos. Novos modelos a combustão também serão oportunamente anunciados para o mercado local.

Para mais informações sobre a BMW do Brasil, clique aqui.

Acompanhe a BMW do Brasil nas redes sociais: 

Instagram (@bmwdobrasil)

Facebook(@BMWBrasil)

Youtube(@BMWTVBrasil)

Twitter(@BMWBrasil)

Tik Tok (@bmwdobrasil)

LinkedIn (@BMWGroupBrasil)

Sobre o BMW Group

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante de automóveis e motocicletas premium do mundo e fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende 31 instalações de produção e montagem em 15 países; a empresa possui uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2021, o BMW Group vendeu mais de 2,5 milhões de veículos de passageiros e mais de 194.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes de impostos em 2021 foi de 16,1 bilhões de Euros com receitas no valor de 111,2 bilhões de Euros. Em 31 de dezembro de 2021, o BMW Group tinha uma força de trabalho de 118.909 colaboradores.

O sucesso do BMW Group sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o rumo para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e a gestão eficiente de recursos centrais em sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos por meio da produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
João Veloso Jr. — joao.veloso@bmw.com.br
Paula Cichini — paula.cichini@bmw.com.br
Felipe Azzam — felipe.azzam@bmw.com.br

Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil
JeffreyGroup — grupobmw@jeffreygroup.com
Fabio Perrotta Jr. — fperrotta@jeffreygroup.com
(21) 9.9997-9113
Fernanda Alencar — falencar@jeffreygroup.com 
(11) 9.8723-9590

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?