“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Estudo aponta VW T-Cross como SUV que mais valorizou em 2021

10/03/2022

SUV compacto da VW teve valorização acima da média da inflação

O Volkswagen T-Cross foi o SUV que mais valorizou no ano passado. É o que indica um levantamento realizado pela startup Mobiauto com os utilitários esportivos pequenos. 

O modelo teve ganho médio de 28,41% em seu valor de mercado, mais até do que os 21,69% estipulados como referência do segmento de SUVs compactos.

Chevrolet Tracker e Honda WR-V aparecem em empate técnico, com 24,73% e 24,43%, respectivamente. Na outra ponta da tabela, o Peugeot 2008 foi o modelo menos valorizado da categoria, com um ganho de 12,78%. Até o Ford EcoSport, que saiu de linha em 2021, se saiu melhor, com 14,08% de alta.

Veja abaixo a variação dos valores dos SUVs compactos:

Marca / modeloJaneiro/21Dezembro/21Variação
VW T-CrossR$ 90.463,20R$ 116.116,2028,41%
Chevrolet TrackerR$ 93.968,57R$ 117.204,2924,73%
Honda WR-VR$ 80.651,33R$ 100.351,3324,43%
Jeep RenegadeR$ 101.194,88R$ 125.801,5024,32%
Nissan KicksR$ 84.916,20R$ 104.592,2023,17%
VW NivusR$ 89.042,50R$ 109.643,0023,14%
Honda HR-VR$ 116.912,00R$ 141.156,3320,74%
Citroën C4 CactusR$ 80.597,60R$ 97.049,6020,41%
Renault DusterR$ 78.656,50R$ 94.454,7520,09%
Caoa Chery Tiggo 5XR$ 80.567,60R$ 97.049,6020,41%
Renault CapturR$ 85.128,17R$ 98.530,1715,74%
Ford EcoSportR$ 78.616,33R$ 89.689,1714,08%
Peugeot 2008R$ 76.695,00R$ 86.499,0012,78%

“É um segmento efervescente, no qual sempre há novas peças no tabuleiro, como o Fiat Pulse, que deve mexer sensivelmente nesse ranking daqui para a frente. Mesmo o pior modelo da lista (o 2008) apresentou quase 13% de alta, uma valorização bem acima da inflação, que foi de 10,06%”, diz Sant Clair Castro Jr, CEO e consultor da Mobiauto.

Acima da inflação

Para o consultor, o consumidor pode se sentir tranquilo em escolher seu modelo preferido sem se preocupar com eventuais perdas financeiras.

“Se o modelo menos valorizado da lista já se coloca acima da inflação, isso significa que o consumidor pode escolher qualquer utilitário-esportivo de sua preferência sem se preocupar em perder dinheiro. Claro que, em alguns modelos, ganha-se mais. Mas ninguém perde”. 

De acordo com o estudo, de um total de 58 versões de SUVs pesquisadas, somente seis tiveram cotações reajustadas abaixo do índice de inflação.

O levantamento também indicou a predominância das versões básicas destinadas para o mercado PCD. Segundo a Mobiauto, a grande quantidade de unidades voltadas para este público se deve ao fim do limite anterior de carros desta categoria, que era de R$ 70 mil. Importante lembrar que o teto para isenção de IPI para as versões de entrada para PCD foi reajustado para R$ 140 mil no fim do ano passado.

“Com a alta nos zero quilômetro, os seminovos acompanharam esses reajustes e também ganharam aumentos expressivos. As cinco versões de SUVs mais valorizadas em 2021 foram PCD”, explica Castro Jr.

Fonte: Automotive Business

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?