O BMW i3 será descontinuado após nove anos de vida e aproximadamente 250 mil unidades vendidas. A informação foi confirmada por um porta-voz da empresa em entrevista à revista “Autocar”.
A unidade derradeira do compacto elétrico será fabricada em Leipzig, na Alemanha, em julho. Logo em seguida, o grupo alemão começará a realizar alterações na planta para iniciar a produção do novo Mini Countryman, cujo início está marcado para o segundo semestre de 2022.
Elétrico e sustentável
Revelado na forma de um carro-conceito em 2011, o i3 estreou em alguns mercados da Europa em 2013. O compacto é o primeiro modelo movido a eletricidade produzido em série pela BMW, quase uma década antes do utilitário esportivo iX3. Além do design futurista (incluindo portas traseiras com abertura em sentido invertido) e até fibra de carbono em sua construção, o i3 reforçava sua vocação sustentável ao trazer materiais recicláveis no acabamento.
Quando lançado, o modelo impôs grande diferenciação visual em relação aos carros a combustão da companhia – e isso acabou trazendo também uma série de desafios ao automóvel no mercado, já que ele não carregava grandes semelhanças com outros carros da BMW.
No Brasil, o i3 desembarcou no mesmo ano de sua estreia no Velho Continente. O modelo entrou para a história da indústria brasileira por ser o primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala à venda no país.
SUV e novo Mini vão substituir i3
O veterano modelo não terá sucessor direto dentro da BMW, sendo que o futuro iX1 preencherá a lacuna deixada pelo i3. Baseado na terceira geração do X1, o SUV será apresentado ainda neste ano, sendo que a produção começa até 2024 na fábrica de Regensburg, na Alemanha.
De toda maneira, o grupo alemão aposta que o novo Mini Cooper elétrico será capaz de atrair potenciais clientes do i3. Com estreia agendada para meados de 2023, o carro está em desenvolvimento por uma joint-venture criada em parceria com a Great Wall Motors chamada Spotlight Automotive.
A produção deve ser realizada em uma fábrica inédita da própria Spotlight, que está em fase de construção na cidade de Zhangjiagang, na China.
Fonte: Automotive Business