A fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos (SP) está comemorando 25 anos de existência nesta semana, como informou a empresa nesta sexta-feira, 15. A unidade foi inaugurada em 12 de outubro de 1996 e já ultrapassou a barreira de 12,5 milhões de unidades fabricadas no local.
Esse volume de motores é tão grande que seria capaz de equipar todos os automóveis que foram produzidos por todas as montadoras instaladas no Brasil nos últimos seis anos.
A planta que hoje ocupa uma área construída de 87 mil metros quadrados – 200% mais do que na sua origem – conta com linhas de usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além linhas da montagem de cabeçotes e motores.
São Carlos já forneceu os motores EA111 e EA211 (bloco de alumínio, lançado em 2014) para modelos como Taos, Nivus, T‑Cross, Virtus, Polo, Tiguan e Gol. Uma parte desses propulsores hoje está rodando pelos Estados Unidos, já que cerca de 450 mil unidades foram exportadas para o México, onde foram instalados em veículos destinados ao mercado americano.
“Temos muito orgulho da história que estamos construindo na região. A nossa unidade abastece hoje tanto o mercado interno quanto externo, somando mais de 12,5 milhões de motores produzidos”, comemorou Cesar Drazul, gerente da fábrica de São Carlos.
Recentemente a unidade incorporou três novidades. Há alguns meses, foi aberto o Centro de Treinamento de Manutenção, que vai capacitar funcionários para atuar como eletricistas e mecânicos. Nesta semana, foi inaugurada a Sala de Bem-Estar, área de descanso montada pelos próprios funcionários com móveis feitos de material reaproveitado e ecológico. A mesma equipe montou ainda o Volks Play, espaço de lazer que oferece jogos como tênis de mesa e sinuca.
Confira abaixo a linha do tempo da planta de São Carlos com os principais marcos história da fábrica:
- 1996 – Inauguração da fábrica
- 1997 – Primeira unidade do Grupo VW fora da Europa a conquistar a certificação ambiental ISO 14001
- 1999 – Início da produção do primeiro motor turbo no Brasil
- 2000 – 1 milhão de motores produzidos
- 2003 – Início da produção do primeiro 1.0 flex do Brasil
- 2007 – Ampliação da capacidade com a produção das linhas de usinagem e montagem de cabeçotes
- 2012 – Adoção de nova linha de usinagem de blocos e aumento da capacidade produtiva;
- 2013 – Inauguração de novo prédio produtivo, responsável pela fabricação da família EA211
- 2014 – Comemoração de 9 milhões de motores produzidos
- 2015 – Produção do primeiro 1.0 TSI Total Flex no Brasil, com investimentos de R$ 460 milhões, além do início de exportação de blocos de motor EA211 para a Alemanha
- 2016 – Comemoração de 300 mil motores EA211 e início da fabricação do virabrequim e do motor 1.4 TSI
- 2021 – Produção de de 2 milhões de motores TSI
Fonte: Automotive Business