Consumo foi prejudicado pela Black Friday e pandemia (Por Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil – São Paulo / Foto: © Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
As vendas no varejo físico na capital paulista caíram 10,3% entre os dias 18 e 24 de dezembro de 2020 na comparação com o mesmo período de 2019, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio-Natal, da empresa Serasa Experian. Ela analisa o comportamento do consumo.
No fim de semana entre os dias 18 e 20 do último mês de 2020, o recuo foi de 5,6% na comparação com os dias 20 a 22 do mesmo mês do ano anterior. Segundo a entidade, este é o pior desempenho já registrado na série histórica, iniciada em 2003.
“O surgimento de uma segunda onda de contaminação da covid-19, que aqui no Brasil se intensificou a partir da segunda metade de novembro, avançando por todo o mês de dezembro, afugentou o consumidor das lojas”, diz a Serasa.
Segundo ela, além disso parte das vendas de Natal acabou sendo antecipada na Black Friday, em novembro, quando houve alta de 6,1% em 2020, algo considerado razoável pela entidade.
Fonte: Agência Brasil – Edição: Kleber Sampaio (https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-01/vendas-caem-103-na-semana-do-natal-em-sao-paulo)