Marca espera aumentar vendas com maior oferta de eletrificação: duas das quarto versões rodam com motor elétrico, a combustão ou ambos (PEDRO KUTNEY, AB)
As pequenas dimensões dos carros da britânica Mini tornaram a marca um ícone da condução divertida, com visual engraçadinho e desempenho ágil. Após comprar a fabricante, há 20 anos, o grupo alemão BMW recriou e relançou o modelo em versões que cresceram em tamanho, sofisticação e performance, sem no entanto abandonar sua essência: a aparência minimalista. A evolução avançou até o máximo da Mini, o Countryman, um utilitário esportivo compacto, maior do que parece, lançado há cerca de 10 anos e que chega em sua segunda geração esta semana às 21 concessionárias da marca no Brasil, com aposta dobrada na eletrificação: duas das quatro versões oferecidas agora são híbridas plug-in e conferem ao veículo o melhor de dois mundos com propulsão elétrica, a combustão ou ambas.
Em 2018 o Countryman marcou a estreia na Mini do powertrain híbrido de terceira geração do Grupo BMW, com a introdução de uma versão que no Brasil representou algo em torno de 20% das vendas do modelo. Agora usando a quarta geração do sistema, a Mini dobrou a oferta de híbridos, com a expectativa que as duas versões eletrificadas (SE All4 Exclusive de R$ 235 mil e Top de R$ 265 mil), com potência combinada combustão/elétrica de 224 cv e transmissão automática de seis marchas, deverão responder por cerca de 70% da demanda.
As duas opções a combustão ficam nas pontas da tabela de preços da gama: o Cooper Countryman mais barato sai por R$ 200 mil, com motor 3-cilindros turbo 1.5 de 136 cv e transmissão automática de dupla embreagem e sete marchas, enquanto o mais caro e potente dos Mini, o John Cooper Works Countryman All4 chega por aqui a R$ 300 mil, com motor 4-cilindros 2.0 turbo de 306 cv e câmbio automático de oito velocidades – o mesmo conjunto usado pelos esportivos da linha M da BMW.
AMBIÇÕES AMPLIADAS
Rodrigo Novello, diretor de vendas e marketing da Mini no País, acredita que a ampliação da oferta de híbridos deve impulsionar as vendas do Countryman, que atualmente corresponde a cerca de um terço das vendas na marca no mercado brasileiro – de janeiro a setembro a Mini emplacou 881 unidades de todos os seus cinco modelos, em queda de 25% sobre o mesmo período do 2019.
“A eletrificação é uma estratégia do Grupo BMW e os clientes procuram por isso cada vez mais. Na geração anterior do Countryman a venda da versão híbrida superou nossas expectativas e este ano foi a única que não caiu, manteve o mesmo volume de 2019. Por isso temos perspectiva de crescimento da participação nesse segmento”, avalia o diretor.
O Countryman foi o único Mini já montado no Brasil, entre 2015 e 2016, na planta que o Grupo BMW mantém em Araquari (SC). Os baixos volumes de vendas do carro e da marca no País, no entanto, não justificaram mais a montagem local. “No momento não existe nenhum estudo ou plano sobre isso, mas o fato de o grupo ter uma fábrica operacional no País é sempre uma oportunidade no horizonte se a demanda aumentar”, indica Novello.
EVOLUÇÃO HÍBRIDA
O novo Mini Cooper Countryman que chega agora importado da Holanda mostra evoluções substantivas em relação à primeira geração. O maior avanço está na quarta geração do powertrain híbrido plug-in do Grupo BMW, com tração integral paralela, do motor 3-cilindros 1.5 turbo a combustão de 136 cv nas rodas dianteiras, e o propulsor elétrico de 88 cv no eixo traseiro, que juntos geram potência combinada de 224 cavalos e torque máximo de 385 Nm.
O motorista pode escolher em uma tecla no painel se vai rodar só com o motor a combustão se precisar de mais autonomia enquanto carrega as baterias, ou 100% elétrico com autonomia de até 57 km sem emissões (ideal para rotas urbanas), ou pode usar os dois propulsores em benefício da performance. O sistema também conta com frenagem regenerativa que vai recarregando o reservatório elétrico durante a condução.
Como é um híbrido plug-in, as baterias também podem ser recarregadas na tomada de casa, como se fosse um smartphone, para aumentar a autonomia elétrica – a recarga pode ser feita em três horas no Wall Box específico, mas o carro vem com um adaptador para ser ligado na rede elétrica comum, onde demora de quatro (220 V) a oito horas (110 V) para uma carga completa. Nas configurações da tela central pode-se programar o tempo de recarga, mais rápido ou mais devagar, dependendo de quando será necessário usar o veículo. Também é possível usar o navegador por GPS para calcular a rota e o modo mais eficiente de condução, aproveitando o máximo das duas propulsões.
Na prática, o Countryman híbrido é um carro de desempenho bastante arisco, com acelerações muito rápidas – de zero a 100 km/h em 6,8 segundo, de acordo com medição da fabricante – garantidas pela esperta motorização dupla, ao mesmo tempo em que oferece dirigibilidade estável e segura, tornando a condução bastante divertida quando se pisa mais forte no acelerador. A resposta dos freios é igualmente eficiente para conter o entusiasmo diante dos radares pelo caminho.
GRANDE COM CARA DE PEQUENO
O Countryman é montado sobre a mesma plataforma dos SUVs X1 e X2 da BMW – que prefere chamar esse tipo de carroceria de SAV, de Sport Activity Vehicle. Ou seja, o maior dos Mini tem dimensões de carro médio, ainda que disfarçado sob o design minimalista da marca britânica. Com 4,29 metros de comprimento e 2,67 entre eixos, o Countryman é um Mini tamanho-família, com tem generoso espaço interno para quatro ocupantes tanto na frente como atrás. A capacidade de bagagem é maior do que a de muitos SUVs compactos, com porta-malas de 450 litros nas versões com motor a combustão ou 405 litros nas opções híbridas plug-in, onde perde-se 45 litros para dar espaço à bateria de lítio.
Como acontece nas marcas icônicas, as evoluções de design são sempre suaves, para que ninguém esqueça do que se trata. No caso da Mini, é sempre mantido o estilo caixote que deu origem ao carrinho popular na Inglaterra em 1959. O Grupo BMW sofisticou o modelo, mas vem mantendo o conceito original. Assim o novo Countryman segue com poucas alterações visuais em relação à geração anterior. As mudanças estão concentradas no design da grade frontal e dos para-choques dianteiro e traseiro. O conjunto óptico também foi renovado, com uso de LED nos faróis direcionais automáticos e nas lanternas traseiras com o desenho da bandeira britânica.
No interior bem acabado de carro de luxo foram introduzidas mudanças mínimas, restaram poucos vestígios do que já foi um modelo popular. A cabine do novo Countryman tem novas opções de cores do revestimento de couro de bancos e apliques das portas e painel. O quadro de instrumentos agora é 100% digital, com tela de 5 polegadas. O centro do painel abriga a tela tátil circular de 8,8 polegadas do sistema de infoentretenimento, que foi atualizado. Toda a nova gama já vem com o pacote Mini Connected, com assistente pessoal que auxilia o motorista no planejamento da agenda, realizando reservas em restaurantes e hotéis ou encontrando pontos de interesse. O aplicativo oferece ainda serviços remotos como travamento e destravamento das portas, status e posição do veículo, acionamento de faróis e alarme para facilitar a localização.
Embora esteja longe de ser considerado um carro inseguro, ao menos no Brasil o novo Countryman não vem equipado com alguns dos modernos ADAS (sigla para Advanced Driver Assistance Systems), como frenagem automática de emergência ou assistente de permanência na faixa de rodagem. O sistema de segurança ativa se limita ao controle eletrônico de estabilidade e tração. O carro tem controle de cruzeiro, mas somente para ajuste de velocidade, sem ACC, que aciona os freios automaticamente para limitar a distância para o veículo à frente. São ausências sentidas, já que esses sistemas de auxílio à condução atualmente estão presentes em modelos que custam menos da metade do preço do Mini.
Para melhorar a segurança passiva, segundo a fabricante foram aplicados aços de alta resistência na carroceria do novo Countryman. Todas as versões têm seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois tipo cortina).
PREÇOS E VERSÕES DO NOVO MINI COUNTRYMAN
• Mini Cooper Countryman (R$ 199.990)
Principais itens de série: • Motor TwinPower Turbo 1.5L, 3-cilindros, 136 cv • Transmissão automática Steptronic de 7 marchas e dupla embreagem • Controle de velocidade de cruzeiro • Volante multifuncional revestido em couro • Bancos revestidos em couro sintético com ajuste elétrico e memória • Sensor de estacionamento traseiro • Ar-Condicionado digital dual zone • Faróis Full LED direcionais • Painel de instrumentos digital 5” • Central Multimídia com tela tátil de 8,8” • Sistema de Navegação Mini • Integração para Smartphone Apple CarPlay • Rodas liga leve 17” • Rack de teto.
Opcionais: • Teto Solar Panorâmico • Faixas esportivas • Sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon • Serviço de Concierge • Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro • Câmera de ré • Cor do teto branco, preto ou mesma cor do veículo.
• Mini Cooper S E Countryman ALL4 Exclusive (R$ 234.990)
Principais itens de série iguais à versão anterior e acrescenta-se: • Motor TwinPowerTurbo 1.5L, 3-cilindros, 136 cv; com motor elétrico de 88 cv; potência combinada de 224 cv • Transmissão automática Steptronic de 6 marchas • Tração integral; a combustão dianteira e elétrica traseira • Câmera de ré • Abertura e fechamento automático do porta-malas • Sistema de Navegação MINI com RTTI • Serviço de Concierge • Teto solar panorâmico • Pacote de iluminação nas maçanetas, luzes de ambiência e projeção do logo MINI da porta do condutor no solo.
Opcionais: • Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro • Faixas esportivas • Cor do teto branco, preto ou mesma cor do veículo.
• Mini Cooper S E Countryman ALL4 Top (R$ 264.990)
Principais itens de série iguais à versão anterior e acrescenta-se: • Volante Mini Yours esportivo revestido em couro Walknappa com botões multifuncionais • Head Up Display (projeta informações no campo de visão do motorista) • Sistema de áudio Hi-Fi Harman/Kardon • Bancos revestidos em couro preto • Superfícies do interior iluminadas em MINI Yours Piano Black • Rodas liga leve 19” Turnstile Spoke • Retrovisor interno eletrocrômico.
Opcionais:• Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro • Faixas esportivas • Revestimentos dos bancos em 3 cores (branco, bege ou preto MINI Yours) • Cor do teto branco, preto ou mesma cor do veículo.
• MINI John Cooper Works Countryman ALL4 (R$ 299.990)
Principais itens de série iguais à versão anterior e acrescenta-se:• Motor TwinPower Turbo 2.0L, 4-cilindros, 306 cv • Transmissão automática Steptronic de 8 marchas com launch control • Volante John Cooper Works em couro com botões multifuncionais e aletas para trocas manuais de marchas • Rodas John Cooper Works Circuit Spoke 2-Tons * Assentos esportivos com revestimento Dinamica Carbon Black • Suspensão adaptativa • Spoiler traseiro • Espelhos retrovisores exteriores com função de estacionamento, rebatimento elétrico e função de memória.
Opcionais:• Pacote Parking com sensor de estacionamento dianteiro • Opções de teto preto ou vermelho • Faixas esportivas preta ou vermelha.
Fonte: Automotive Business