Veículos escolares atenderão cidades de todo o País; lote é composto por modelos Volksbus 8.160 ORE1 e 15.190 ORE3. Foto: Modelos Volksbus selecionados para o programa Caminho da Escola
Apesar da forte retração das vendas de ônibus este ano, a linha de produção da fábrica da VW Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ), está trabalhando em dois turnos para atender as demandas de transportes de estudantes das prefeituras e dos governos estaduais, que se preparam para o retorno das aulas presenciais assim que as condições sanitárias permitirem. Para se ter ideia, a montadora entregou 444 ônibus escolares ao programa Caminho da Escola apenas na primeira quinzena de outubro.
“Estados e municípios Brasil afora mantiveram suas encomendas, enquanto a VW Caminhões e Ônibus vem trabalhando para cumprir todas as entregas”, afirmou Adriana Cecconello, supervisores de vendas especiais de ônibus da VWCO. “O objetivo é preparar a estrutura de transporte dos alunos para a volta presencial às escolas com toda segurança”, acrescentou.
Esse lote faz parte de uma licitação vencida pela VWCO no fim do ano passado, que prevê a entrega de 3,6 mil veículos ao programa Caminho da Escola. Todos os ônibus deverão ser capazes de trafegar em pisos com condições difíceis, permitindo o acesso de estudantes das zonas rurais das mais diversas localidades do País. Para isso, os modelos Volksbus contam com suspensão elevada e reforçada, assim como dispositivo de poltrona móvel, que garantem o acesso aos alunos com mobilidade reduzida.
A VWCO venceu licitação do Caminho da Escola para entregar 1,6 mil unidades do modelo Volksbus 15.190 ODR ORE3, outras 1,6 mil do 8.160 ODR ORE1 e mais 400 veículos 8.160 OD ONUREA Piso Alto.