A ZF Aftermarket anuncia novidades na Automec 2025, que acontece de 22 a 26 de abril, no São Paulo Expo, SP. A começar pelo ZF [pro]Amigo, que recebeu um novo portal, mais amigável, simples e com uma nova identidade visual. Além disso, a expansão do ZF [pro]Manager, a plataforma de agendamento de serviços e gestão de clientes para oficinas, como parte de sua estratégia digital voltada ao setor de reposição. A empresa anuncia ainda novidades na plataforma de compras que conecta distribuidores, varejistas e oficinas, ZF [pro]Parts, que terá expansão para outros estados. Com este conjunto de soluções que configuram o ecossistema da ZF, a empresa maximiza o tempo de atividade das oficinas.
Único no mercado, o ecossistema da ZF será expandido em 2025 beneficiando mais oficinas, mecânicos e profissionais do Aftermarket. Com o objetivo de suportar e elevar o padrão dos serviços no setor de reposição, a ZF iniciou a jornada de inovação em 2017 e segue em seu propósito de criar uma rede de oficinas sustentáveis e preparadas para o avanço tecnológico dos veículos e a digitalização dos processos.
Programas voltados para a linha leve, linha pesada, industrial e veículos fora de estrada, os clientes podem se beneficiar de todo o portfólio de soluções ZF:
ZF [pro]Amigo – Plataforma de treinamento gratuito online com certificado, reúne mais de 160 vídeos técnicos, comerciais e sobre logística para todos os públicos;
ZF [pro]Academy – Programa de treinamento mais aprofundado, em salas de aula preparadas, com treinamentos presenciais e online, dado por especialistas sobre temas complexos. Para participar destes treinamentos, os interessados pagam uma taxa de participação;
ZF [pro]Tech – Rede de oficinas online (linha leve) que oferece suporte para gestão das oficinas, dos funcionários, marketing, e muito mais;
ZF [pro]Service – Rede de oficinas (linha pesada) que conta com suporte dos especialistas para as linhas LEMFORDER, SACHS, WABCO e ZF;
ZF [pro]Manager – Plataforma de agendamento e gestão de clientes exclusiva para oficinas dos programas ZF;
ZF [pro]Parts – Plataforma de compras de peças, pneus, acessórios, voltada para oficinas, com benefícios exclusivos.
Para a Automec, a ZF destaca as melhorias e ampliação dos programas para a linha leve:
Novo Portal do ZF [pro]Amigo ficou mais amigável e simples
Após completar oito anos no mercado, a ZF Aftermarket investe e implementa novo portal do ZF [pro]Amigo, mais amigável, simples e com uma nova identidade visual. O grande destaque será o de facilitar a navegação e acesso aos cursos, além de simplificar novos cadastros para mecânicos, vendedores de autopeças e profissionais de logística. Com a iniciativa do novo portal, o programa reforça sua posição de liderança como o maior e melhor programa de qualificação da reparação automotiva de toda a América do Sul
Ao longo dos últimos anos, o ZF [pro]Amigo, pioneiro e 100% gratuito, alcançou 8 milhões visualizações no Youtube, emitiu 200mil certificados para 41 mil profissionais cadastrados. Mais de 165 treinamentos estão disponíveis para o Brasil. Além disso, países como Argentina e Colômbia, Peru, Chile, Bolívia e Paraguai também conseguem acessar o portal de treinamentos, disponível em espanhol.
A empresa prevê um crescimento no número de mecânicos atingidos impactados e de treinamentos realizados. A meta para este ano é de mais de cinco mil novos usuários, mais de 10 mil certificados e 42 novos treinamentos para o Brasil.
No primeiro semestre, o novo portal continuará com uma jornada de qualificação que entregará certificados após a realização de treinamento, seguido de teste. Para o segundo semestre estão previstas novas ações como gamificação, criação de rankings e premiações.
Haverá também o lançamento de um novo módulo, com treinamentos aprofundados sobre diagnósticos automotivos. Esse tipo de diagnóstico é realizado com scanners, dispositivos eletrônicos que se conectam ao sistema de computador dos veículos, acessando uma variedade de sistemas e sensores para verificar seu estado de funcionamento. Serão três vídeos com duração de 20 minutos cada na primeira fase e na segunda fase, em outubro, serão lançados mais três vídeos com a mesma duração.
A cada mês serão introduzidos três novos treinamentos no Portal – sobre mecânica, logística e vendas, além de treinamentos básicos sobre carros elétricos.
De acordo com Fernanda Giacon, Gerente Sênior de Marcomm e Excelência Comercial da ZF América do Sul, “investir na modernização da plataforma certamente trará mais benefícios para mecânicos, vendedores e profissionais de logística, pois facilitará o acesso a mais conhecimento. Será possível ao usuário acompanhar a sua evolução no aprendizado de uma forma mais simples e amigável”, garante a executiva.
Os cursos mais acessados do ZF [pro]Amigo ao longo dos últimos anos, são os vídeos sobre fluido para freio e freios ABS.
Seguindo na trilha da digitalização, as oficinas podem continuar se inscrevendo para fazer parte do ZF [pro]Tech. Hoje já são mais de 10 mil oficinas em todo o País e a meta é dobrar este número até 2030. Além de suporte para o dia a dia, as oficinas do programa têm acesso ao ZF [pro]Manager, que traz duas grandes novidades.
Plataforma ZF [pro]Manager, que conecta motoristas a oficinas entra em sua segunda fase no Brasil
A solução digital de agendamento, organização de pátio das oficinas e conexão com os donos de veículos, ZF [pro]Manager, faz parte do ecossistema da ZF e se apresenta agora em nova plataforma simplificada, responsiva e mais eficiente. Novos serviços e ferramentas foram incorporados para tornar a experiência dos usuários, tanto profissionais das oficinas mecânicas, como proprietários de veículos, mais ágil e segura.
De acordo com Fernanda Giacon, “unimos o maior portal de busca do mundo, o Google, com uma solução prática para que as oficinas captem estes clientes que buscam oficinas pela ferramenta e tenham uma experiência digitalizada”. Neste sentido, a executiva destaca o lançamento do novo serviço chamado ZF [pro]Tech by Concept, fruto de uma parceria da ZF com a empresa de experiência do cliente, a ConceptBR.
Com a inclusão da plataforma de agendamento pelo Google, o gerenciamento, análise e constante atualização dos dados da oficina, aliado a gestão de reputação e avaliações dos consumidores, também oferecidos com o ZF [pro]Tech by Concept, podem aumentar em 74% a confiança dos clientes na tomada de decisão para escolha de uma oficina, conforme pesquisa do Google Review.
A experiência de outros usuários, e a escolha de palavras-chave no conteúdo descritivo da página aumentam a visibilidade, tanto nas buscas quanto no Google Maps. A mesma pesquisa mostra que 81% dos consumidores têm mais probabilidade de verificar as avaliações antes de interagir com uma empresa. Além disso, os resultados indicam que 44,6% dos clientes ainda interagirão com a empresa se houver respostas às avaliações negativas que eles tenham feito. “Uma gestão eficiente da reputação da oficina no ambiente digital traz ainda outros benefícios para os negócios, atraindo potenciais clientes que buscam por serviços. Quanto mais uma oficina for buscada no Google, maior será a probabilidade de ela aparecer como uma das primeiras opções para o cliente final”, comenta a executiva.
Fernanda Giacon destaca ainda que, “na perspectiva do dono do veículo, ao fazer uma simples busca no Google por oficinas próximas, ele poderá realizar o agendamento do serviço diretamente na ferramenta de busca”.
Com o ZF [pro]Tech by Concept, benefícios extras poderão ser ofertados às oficinas. Além das funcionalidades atreladas à plataforma de busca, estão inclusos serviços como: contato pós-atendimento da oficina com o cliente para avaliação de satisfação, análise de dados da oficina, mentoria de negócios. A melhoria ou desenvolvimento do site também serão diferenciais para quem optar pelo serviço, bem como o envio de lembretes e contatos estratégicos com os clientes para retorno, agendamento ou datas de aniversário daqueles cadastrados.
A plataforma ZF [pro]Manager conecta motoristas às oficinas de maneira rápida e eficiente. Com ela, as oficinas e donos de veículos possuem acesso ao histórico de manutenção e busca rápida pelos dados dos veículos por meio de suas placas. Além disso, é possível para o proprietário da oficina gerenciar separadamente a agenda de cada mecânico ao longo do dia, otimizando os atendimentos em seu negócio. O sistema digital lançado em 2022 já realizou cerca de 260 mil agendamentos online em sua primeira fase, entre as mais de 600 oficinas mecânicas habilitadas.
Estarão disponíveis em breve recursos como a geração de ordens de serviço automáticas e a integração com o WhatsApp para contato com proprietários de veículos.
Com a implantação da nova arquitetura da plataforma ZF [pro]Manager, todas as oficinas que estavam no sistema anterior passarão para a nova versão. Atualmente a abrangência compreende as grandes cidades de São Paulo, Capital, ABC Paulista, Campinas, Sorocaba, Itu, Indaiatuba e cidades menores vizinhas.
ZF [pro]Parts, avança para novas regiões e se consolida como nova ferramenta para agilizar o serviço nas oficinas
Iniciado como projeto piloto no final de 2023 para algumas regiões de São Paulo, o ZF [pro]Parts se expande agora para outros mercados-chave em território nacional. Com o objetivo de oferecer o mesmo acesso e comodidade para oficinas mecânicas em outras regiões do Brasil, o alcance da plataforma seguirá sua expansão para a região Sul e Sudeste, com foco nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais. Com esta movimentação, a empresa prevê chegar a mais de mil e quinhentas oficinas compradoras na plataforma até o final deste ano e mais do que triplicar a movimentação atual de pedidos.
Desenvolvido por uma equipe multifuncional no Brasil e com suporte global, o marketplace iniciou a sua operação oficialmente com estabelecimentos parceiros situados na capital paulista, região do ABC paulista e, mais recentemente, nas cidades e arredores de Campinas, Sorocaba e Limeira, SP. Hoje possui 60 lojas cadastradas, 500 oficinas compradoras e mais de meio milhão de anúncios. São comercializados produtos das marcas ZF Aftermarket, como LEMFÖRDER, SACHS, TRW, WABCO e ZF, além de uma grande variedade de itens de outras marcas do mercado.
De acordo com Fernanda Giacon “a iniciativa se traduz em duas palavras para as oficinas mecânicas: conveniência e rentabilidade. É a comodidade para as oficinas não interromperem seus serviços e conseguirem, com preços competitivos e no menor tempo possível, otimizar seus ganhos. Desde o início do projeto, reafirmamos que não se trata apenas de um marketplace, mas estamos contribuindo diretamente, também, para a digitalização das oficinas, integrando soluções. Oferecemos diferenciais em relação às plataformas de outros marketplaces de peças do mercado e aplicamos todos os tipos de melhorias continuamente, com base no feedback coletado diretamente com as oficinas mecânicas”, enfatiza.
Para isso, a ZF conta com uma equipe de especialistas que atuam em campo como promotores, que auxiliam na assistência às oficinas compradoras e sua interface com as lojas, além de profissionais que atuam como desenvolvedores da plataforma, atividades que serão contínuas. Fernanda Giacon explica que a iniciativa de lançar o marketplace ZF [pro]Parts foi iniciada no Brasil, motivada pela forte presença no dia a dia das oficinas, para facilitar o acesso às peças. Hoje, o modelo aplicado aqui já é referência global na empresa e o know-how é compartilhado com outras regiões de atuação da ZF.
O marketplace da ZF comercializa todos os tipos de peças e acessórios para aplicação em veículos leves e pesados, como pneus, lubrificantes, baterias, freios, embreagens, entre outros de várias marcas.
Diferenciais de mercado para facilitar o dia a dia das oficinas
Entre os mais fortes diferenciais do marketplace de peças da ZF estão a confiança de uma plataforma desenvolvida por uma empresa com mais de 100 anos de mercado que entende sobre peças, oficinas, mercado, além da facilidade na hora da compra, com catálogo de peças para todos os veículos, o que minimiza enganos na seleção de componentes.
No momento da compra no ZF [pro]Parts, a busca pode ser baseada pela placa do veículo, onde todas as peças aplicáveis são exibidas diretamente na página, o que facilita o processo de escolha. A plataforma relaciona todas as ofertas disponíveis, sem a necessidade de busca manual ou navegação por diversos anúncios similares. A funcionalidade poupa tempo, esforço e facilita na escolha da melhor oferta. Todas as possibilidades de compras, com comparativo de preços e cálculo de proximidade da loja com a oficina são demonstradas na página do produto e a compra pode ser finalizada em apenas dois cliques.
O processo de devolução também é facilitado, pois, nós da ZF proporcionamos a segurança necessária à oficina de que ela terá seu dinheiro de volta de maneira rápida, sem comprometer seu caixa”, comenta Fernanda Giacon.
Toda a estrutura por trás do marketplace foi desenhada considerando que cada loja esteja prioritariamente situada a um raio máximo de até 20 quilômetros das oficinas cadastradas para que o tempo de entrega não ultrapasse noventa minutos. Opções de maior distância também são ofertadas para que o mecânico faça a sua escolha com base em seus critérios.
Para realizar a compra no ZF [pro]Parts, a oficina precisa ser parte da rede online ZF [pro]Tech e fazer a jornada de qualificação presente na plataforma.
Para se cadastrar no ZF [pro]Tech, basta que a oficina tenha seu CNPJ ativo e código CNAE associado ao setor automotivo. A partir do momento que se cadastra, o time da ZF realiza uma avaliação do perfil da oficina e, ao ser aprovado, o proprietário da oficina e seus mecânicos passam a ter acesso a todos os programas de qualificação e soluções: ZF [pro].
Os distribuidores e varejistas, além de se beneficiar do suporte, proximidade e dados que a ZF vem criando com essas iniciativas na ponta, também sentem as melhorias que a ZF vem fazendo em seu time e processo de atendimento ao cliente. A equipe foi remodelada, integrada e conectada ao sistema Salesforce que, junto a outros aplicativos, está elevando a gestão das demandas dos clientes. Hoje, não importa qual o tipo de solicitação, ou qual o perfil do cliente, pois a equipe possui um processo que garante o atendimento imediato e o follow-up da solução.
Portfólio de produtos
Outra demanda importante que a ZF vem respondendo com grande foco é o aumento do portfólio de produtos. Em 2024, a empresa lançou mais de 1500 novo itens e mais de 600 extensões de aplicações. O destaque para carros de passeio vai para o lançamento da linha de amortecedores e componentes de freios TRW, além de embreagens SACHS com sistema autoajustável, com novas aplicações para veículos comerciais leves.
Para aplicações em veículos comerciais pesados, a empresa destaca seus lançamentos nas marcas WABCO e ZF, com a linha de compressores de ar e respectivos kits de reparo, amortecedores de cabine com bolsão de ar, além de componentes para, por exemplo, a transmissão automatizada TraXon. Carcaças de embreagem multimarcas remanufaturadas, além de componentes de eixos TSA da ZF para aplicação agrícola e dos eixos MTB e MSB para maquinários de construção também configuram entre os lançamentos do último ano. Para 2025, o plano é aumentar ainda mais o portfólio na mesma proporção com destaque para as linhas de amortecedores, embreagens e suspensão.
Com tudo isso, desde garantir a maior cobertura de portfólio, atendimento, soluções digitais, treinamentos, produtos de qualidade, a ZF segue firme em seu conceito global ZF Uptime – manter os veículos em funcionamento 24/7. “No Brasil, levamos a sério esse propósito de usar toda a força de uma empresa líder em seu segmento para que proprietários de veículos e frotistas tenham seus veículos em pleno funcionamento e auxiliando oficinas, varejistas e distribuidores nesta conexão, com os melhores processos e serviços. Sendo para agora e para o futuro, a melhor parceira de negócios”, destaca a executiva.
- Serviço
- Endereço digitais:
- ZF [pro]Amigo: https://www.zfproamigo.com.br/
- ZF [pro]Tech (rede online): https://www.oficinaszfprotech.com.br/
- ZF [pro]Parts: https://www.pro-parts.com/