Por Fernando Miragaya
No mundo, a novata Zeekr se comprometeu a ter dois lançamentos por ano. No Brasil, as operações da chinesa mal começaram e a marca corre para seguir o ritmo da matriz, com novos produtos para 2025 e inauguração de concessionárias.
Uma delas acaba de ser oficialmente aberta no Rio de Janeiro. Além desta Zeekr Raion na zona oeste carioca, e da primeira loja aberta na Avenida Europa, o requintado CEP de São Paulo, a empresa prepara novos pontos de venda.
Zeekr abre lojas para seus lançamentos em 2025

A ideia é fechar 2025 com oito novas concessionárias. Estão agendadas para até abril inaugurações de lojas em Ribeirão Preto e Campinas, no interior de São Paulo, Brasília (DF), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).
Ao mesmo tempo, a empresa vai ter quatro showrooms em shopping centers estratégicos. O objetivo é estar próximo do perfil de um consumidor mais de “nicho”, já que a empresa se posiciona como marca premium.
Rivalizar com fabricantes alemãs, como BMW, Mercedes-Benz e Porsche, inclusive, seria um dos motivos para a Zeekr preparar lançamentos, mas sequer ter projeções de vendas para o mercado brasileiro.
“É a primeira vez na minha carreira que não tenho target de market share. A marca é nova e queremos que o cliente que tem condições de ter um veículo premium conheça e experimente a Zeekr”, explica Ronaldo Znidarsis, CEO da Zeekr Brasil.
A Zeekr faz parte do Grupo Geely e começou as operações no Brasil com lançamentos de dois modelos 100% elétricos. O crossover X com motor duplo e 428 cv de potência custa R$ 272 mil. E o 001, shooting brake (tipo Panamera) esportivo de 544 cv e preços entre R$ 428 mil e R$ 475 mil.
Só que a fabricante chinesa fez aquele aviso, de que vai lançar dois veículos por ano. Nesse ritmo, a Zeekr Brasil tem de correr e prepara para 2025 o lançamento do 7X, SUV médio com dois motores elétricos e potência que vai de 422 cv a 638 cv.
Globalmente, a empresa – que nasceu em 2022 – já tem em seu portfólio, além dos três citados, o sedã 007 – cotado para chegar ao Brasil ainda em 2025 – e a minivan 009. Para 2025, já estão agendadas as estreias, lá fora, de dois híbridos plug-in e da station-wagon derivada do 007.
“O compromisso mundial da Zeekr é o de lançar dois modelos novos por ano. No Brasil, estamos numa fase de ganhar tempo para trazer o que já foi lançado lá atrás”, avisa Ronaldo.
Além de lançamentos em 2025, Zeekr deve trazer Lynk & Co

Com a decisão do Grupo Geely de colocar a Lynk & Co sob o guarda-chuva da Zeekr, a vinda da marca para o Brasil ganhou cada vez mais força.
“Obviamente é um produto interessante, e que tem uma gama extensa. A Zeekr na China está avaliando a possibilidade de trazer a marca”, diz o executivo.
Nos bastidores da Zeekr Brasil, contudo, a vinda da Lynk & Co para cá é tida como certa, com início das operações entre o fim de 2025 e início de 2026. E a possibilidade de uma rede de concessionárias separada.
Fruto de uma joint venture entre Geely e Volvo, a Lynk & Co estreou em 2016. A marca também se posiciona como premium e tem em seu portfólio veículos híbridos e elétricos.
Fonte: Automotive Business