A Yamaha Motor anuncia que o seu modelo conceitual MOTOROiD2 venceu o prestigiado prêmio Red Dot Award: Design Concept 2025. Esta é a quinta vez que a Yamaha Motor vence na categoria Design Concept, após o &Y01 (Andy 01) em 2017 (criado em conjunto com a Yamaha Corporation), o MOTOROiD original em 2018, o YNF-01 em 2019 e o “e-plegona” em 2024 (criado em conjunto com a Yamaha Corporation).
Mostrado ao público pela primeira vez em 2023, o premiado MOTOROiD2 é uma evolução do primeiro modelo conceitual MOTOROiD, revelado em 2017, que buscava explorar uma nova relação entre as pessoas e suas máquinas. O conceito premiado no Red Dot Award: Design Concept 2025 foi concebido para ser um “companheiro para a vida toda” e visa gerar respostas bidirecionais entre ele e seu proprietário, evoluindo assim para uma direção mais orgânica e emocional.

O uso de um exterior orgânico e semitransparente confere ao MOTOROiD2 uma aparência amigável e realista. Além disso, todo o chassi funciona como uma interface, expressando as “emoções” da moto por meio da luz, do toque e do movimento. Além disso, o dispositivo háptico “LEAF” no centro do chassi permite a comunicação não verbal com o usuário por meio do tato e da visão. Esses recursos aprofundam a conexão sensorial do piloto com a moto, resultando em um design futurista e com interação mútua que a diferencia das motocicletas convencionais.
Os Red Dot Design Awards, organizados pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, da Alemanha, são amplamente reconhecidos como um dos mais prestigiados prêmios de design do mundo.



Sobre a Yamaha
A Yamaha iniciou operações no Brasil na década de 1970, com a inauguração da unidade de Guarulhos (SP). Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com 590 pontos de venda autorizados, empregando mais de 4.500 funcionários diretos.
Em 2024, a Yamaha Brasil alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas e lançou novos modelos, incluindo a NEO’S CONNECTED, o primeiro modelo elétrico da marca no mercado local. A empresa também aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e reciclagem de 100% dos resíduos até 2035. Alinhada com o compromisso social, apoia programas de capacitação profissional e promove treinamentos de segurança no trânsito por meio da Yamaha Riding Academy.