A Yamaha realizou a 3ª edição do seu treinamento de mecânica para mulheres com recorde de participantes: 1.100 estiveram presentes, aumento de 40% em relação à edição anterior.
O curso de mecânica para mulheres aconteceu de forma simultânea em 80 pontos de venda autorizada da marca japonesa. O objetivo, segundo a empresa, é aproximar o público feminino do universo das motos com conhecimento técnico, segurança e autonomia para as motociclistas.
O conteúdo inclui parte teórica e demonstração de práticas sobre mecânica e manutenção preventiva de motocicletas/scooters, além de orientações sobre pilotagem defensiva.
Entre os temas abordados estão as verificações do nível de óleo, fluidos, transmissão final, sistema de freios e calibragem de pneus, assim como os itens realizados nas revisões periódicas.
O treinamento Mecânica Yamaha para Mulheres foi lançado em 2024 e já impactou mais de 3.100 mulheres em três edições.
“A Yamaha acompanha com entusiasmo o crescimento do público feminino no segmento de duas rodas”, afirmou o gerente de serviços do departamento de experiência do cliente da Yamaha, Marcelo Boaroto.
Segundo ele, o treinamento tem um índice de satisfação (NPS) de 96%, o que demonstra o engajamento das mulheres.
Cresce número de mulheres motociclistas no Brasil
O público recorde no treinamento de mecânicas da Yamaha reflete o maior interesse das mulheres por motocicletas nos últimos 10 anos.
Entre 2015 e 2025, o número de mulheres com habilitação para motos cresceu cerca de 65,8%, de 6 milhões para 10 milhões. Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo) e da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).