Xiaomi anuncia que seus primeiros carros elétricos chegam em 2024

Fabricante de celulares chinesa começou a investir no mercado de mobilidade este ano (Victor Bianchin, AB)
Xiaomi anuncia que seus primeiros carros elétricos chegam em 2024
Sede da Xiaomi em Pequim

Um dia depois de a Foxconn anunciar sua entrada no mercado de veículos elétricos, a Xiaomi, conhecida marca chinesa de celulares, também declarou sua intenção de explorar esse mercado. Durante um evento para investidores, o CEO Lei Jun afirmou que a companhia deverá começar a montar seus primeiros VEs no primeiro semestre de 2024.

Um dos diretores de marketing da empresa, Zang Ziyuan, confirmou a notícia com um post na rede social Weibo. Embora a Xiaomi já tivesse anunciado neste ano uma divisão de carros elétricos, ainda faltavam detalhes sobre o assunto para aquecer o mercado. Com o anúncio da data de produção, as ações da empresa subiram 5,4%.

Em março, a Xiaomi anunciou que iria investir US$ 10 bilhões ao longo dos próximos dez anos em sua divisão de carros elétricos, que já está com 300 funcionários. Ainda não foi especificado se o empreendimento será solo, com uma linha própria de veículos, ou se em parceria com outra montadora. Também não foram revelados modelos ou preços.

O mercado chinês de carros elétricos promete ser quente nos próximos anos, com a gigante Nio ditando tendências, suas rivais Xpeng e BYD na cola e novos players, como Xiaomi, Huawei e Baidu, tentando abocanhar uma fatia.

Em setembro, a firma de pesquisas Qichacha lançou um estudo reportando que 81 mil novas empresas relacionadas a elétricos e híbridos surgiram só neste ano e que, no primeiro semestre, investidores colocaram US$ 12,7 bilhões em 50 novos projetos de carros elétricos. O ministro da Indústria e Tecnologia da Informação, Xiao Yaqing, chegou a declarar que o setor está “muito grande”, porém “pulverizado”, e que pode haver necessidade de consolidações (fusões) para fortalecê-lo.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO