“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

WhatsApp já é a ferramenta mais utilizada no mercado pelos times de vendas

29/06/2023

Por Karin Fuchs

No dia a dia, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelos times de vendas. Segundo dados da Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, ela é uma realidade para 86% dos usuários. Para potencializar o uso desta ferramenta, Marcos Andrade, CSO da 8D Hubify, agência de Marketing Especializada em Revenue Operations do País, especifica quatro estratégias que podem ser utilizadas para converter em vendas e leads.

A primeira delas é o tempo de resposta ou Response Time no WhatsApp. “O tempo de resposta pode ser definido como a duração que um vendedor leva para entrar em contato com um lead ou cliente que mostrou interesse, por exemplo, o tempo entre a conversão do lead e a primeira chamada do vendedor”, esclarece, acrescentando que o tempo de resposta é crucial para determinar a eficácia da interação com o cliente.

Para ilustrar, ele cita que as empresas que tentaram entrar em contato com clientes potenciais dentro de uma hora após receber uma consulta eram quase sete vezes mais propensas a qualificar o lead. Este número saltou para mais de 60 vezes em comparação com empresas que esperavam 24 horas ou mais, conforme estudos da Oldroyd, McElheran e Elkington.

Marcos Andrade, CSO da 8D Hubify

Automatização – A dica de Andrade é automatizar o processo de forma que, ao receber um novo lead, um WhatsApp é enviado em tempo real, o que aumenta as chances de qualificar o lead e seguir o processo comercial, padroniza os contatos e garante a otimização do processo e velocidade. A principal barreira, explica ele, é o tempo de resposta. “Os vendedores muitas vezes negligenciam a importância da rapidez na primeira abordagem, o que definitivamente pode prejudicar a performance de vendas”.

Campanhas em massa – Andrade comenta que uma maneira inteligente e estratégica de utilizar ações de campanha em massa é reativar e engajar bases de contatos que se encontram desinteressadas ou que há muito não interagem com a empresa, porém, com uma estratégia da frequência e volume de contatos, criteriosamente selecionados para evitar a impressão de spam ou importunação. “Quando bem implementado, este método pode estimular significativamente a movimentação na base de vendas, resultando em um retorno promissor. Portanto, é essencial equilibrar a comunicação, proporcionando valor e respeitando o espaço do receptor”, explica.

Click-to-WhatsApp – Esta estratégia se traduz em um botão nos anúncios do Facebook e Instagram que direciona clientes para uma conversa com a empresa no WhatsApp. “Ele pode ser utilizado para alcançar diversas metas de negócios, como a geração de cadastros, promoção de vendas e execução de estratégias de marketing. O uso desse recurso potencializa a descoberta de produtos e serviços da empresa, ao mesmo tempo que oferece métricas para avaliar o desempenho das campanhas”, afirma.

Para exemplificar, ele menciona o Click Tracker, desenvolvido pela Take Blip, em parceria com a Meta. Esta ferramenta avalia a performance dos anúncios e calcula o Retorno Sobre o Investimento (ROI). “Com essa ferramenta, empresas como Stellantis e Direcional conseguiram aprimorar a experiência do usuário e aumentar suas taxas de conversão”, acrescenta. 

Marketing conversacional – A última dica é utilizar as soluções de marketing conversacional para atualizar em tempo real as transações em diversos setores, como e-commerce, delivery, suporte ao cliente e atendimento. “Essas soluções oferecem atualizações em tempo real sobre transações, assistência em compras on-line, respostas rápidas às consultas dos clientes e ajudam a resolver reclamações de forma eficaz. Disponíveis 24/7, elas têm a capacidade de gerir várias interações simultaneamente, tornando-se um recurso valioso para aprimorar a experiência do cliente e a eficiência operacional”.

Para exemplificar, ele cita o chatbot “Lu”, do Magazine Luiza. “No WhatsApp, o “Lu” tem uma aplicação incrível no pós-venda que lida com questões como rastreamento de entregas, emissão de segunda via de boleto e nota fiscal, e informações sobre o status do pedido. Em apenas sete meses, segundo dados divulgados pela própria empresa, forma mais de 1,2 milhão de usuários atendidos pelo “Lu”, em quase 1,3 milhão de sessões, com uma taxa de compreensão de mais de 94% das solicitações realizadas”, conclui.

Fonte: Balcão Automotivo

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