“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Volvo traz propulsão elétrica para distribuição de peças de reposição

03/10/2023

A redução da pegada de carbono de porções das cadeias de suprimentos tem se colocado como uma das principais alternativas para empresas perseguirem suas metas de sustentabilidade, trazendo também mais valor às operações logísticas. Nesta linha, a DHL Supply Chain, líder global em armazenagem e distribuição, está auxiliando a Volvo Car Brasil, importadora de automóveis de alto padrão de origem sueca, a incluir essa abordagem na distribuição de peças de reposição no país.

O primeiro veículo, com capacidade de até 7,5 toneladas, começou a realizar testes em fevereiro. Seu raio de atuação é a grande São Paulo, realizando entregas a seis concessionárias. São transportados itens de reposição (aftermarket) para linha de carros de alto padrão da montadora, como para-brisas, radiadores, faróis, para-choques, etc. O veículo é 100% elétrico, não emitindo gases e ainda traz as vantagens de ser isento das restrições de circulação, é silencioso e apresenta baixa trepidação. Em três meses de operação, o veículo evitou a emissão de 2 mil kg de CO2, o que corresponde ao plantio de cerca de 300 árvores.

“Assim como temos feito em outros mercados, este foi o começo de uma jornada para reduzir o impacto ambiental nas cadeias de suprimento no aftermarket do mercado de reposição de peças. O veículo elétrico performou bem nas entregas e podemos escalar este modelo contando com o apoio de nossa frota elétrica. Desta forma, avançamos em uma agenda positiva e agregamos valor as operações logísticas do cliente”, afirma Vanessa Pelintra, Diretora de Operações da DHL Supply Chain.

“Como marca pioneira na eletrificação, esta é uma iniciativa que possui o DNA da Volvo e por isso estamos muito felizes de celebrar essa parceria e os benefícios que ela já trouxe e ainda irá trazer. Com a ambição de nos tornarmos uma empresa neutra para o clima até 2040, essa é somente uma das muitas iniciativas e mudanças que faremos na nossa cadeia logística”, ressalta Ricardo Ochiai, diretor de Pós-venda Volvo Car América Latina.

Para o Diretor de Desenvolvimento de Negócios da DHL Supply Chain, Daniel Lucchesi, “a iniciativa está alinhada com os objetivos estratégicos tanto da Volvo quanto a DHL por uma logística eficiente que reduza a emissão de carbono. Vemos uma grande oportunidade de replicação desta solução nas operações de aftermarket automotivo no Brasil, potencializando assim o benefício desta solução”.

Em 2024, a parceria prevê a ampliação da utilização de carros elétricos em operação, expandindo a propulsão elétrica para outras praças de acordo com um estudo de eficiência e autonomia. Além disso, está em análise a possibilidade de DHL Supply Chain utilizar eletropostos instalados pela Volvo Car para seus consumidores para otimizar as rotas de transporte.

O VUC elétrico também é utilizado para promover diversidade de gênero. O VUC utilizado nas entregas realizadas para a Volvo Car Brasil são sempre conduzidos por uma motorista feminina como parte da iniciativa “Mulheres na Estrada” da DHL, que visa a inclusão de mais motoristas femininas no setor.

Além das entregas verdes com a Volvo, realizadas para concessionárias dentro da grande São Paulo, a frota sustentável da DHL conta com mais 100 veículos elétricos dos modelos VUC, toco (caminhão semi-pesado) e carros utilitários elétricos. Eles realizam entregas verdes nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro. A operadora logística utiliza também bicicletas para entregas urbanas de baixo volume e dispõe de um Centro de Distribuição com uma usina solar no teto que gera quase toda a energia que consome.

A DHL Supply Chain é hoje um dos operadores logísticos com a maior frota de veículos elétricos de carga do Brasil, com uma frota zero emissões inclusive na emissão indireta do consumo de eletricidade, por realizar a neutralização com a aquisição de energia limpa do mercado, ou ainda com iRECs (Certificado de Energia Elétrica).

A Volvo Car Brasil é a empresa que mais investe em eletrificação e encerrou 2022 com mais de 1.000 eletropostos AC instalados em todo país, além de 10 pontos de carga rápida, cobrindo mais de 3.000 km de rodovias e ligando o Estado de São Paulo ao Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e a Minas Gerais.

DHL – A empresa de logística para o mundo

A DHL é a marca líder global no setor de logística. Nossas divisões oferecem um portfólio incomparável de serviços de logística, que vão desde entrega de encomendas nacionais e internacionais, remessas de e-commerce e soluções de fulfillment, transporte internacional expresso, rodoviário, aéreo e marítimo até a gestão completa da cadeia de suprimentos industrial. Com cerca de 395 mil colaboradores em mais de 220 países e territórios em todo o mundo, a DHL conecta pessoas e negócios de forma segura e confiável, permitindo fluxos de comércio globais sustentáveis. Com soluções especializadas para mercados e indústrias em crescimento, incluindo tecnologia, life sciences e healthcare, engenharia, manufatura e energia, mobilidade, automotiva e varejo, a DHL está decisivamente posicionada como “a empresa de logística para o mundo”.

A DHL faz parte do Grupo Deutsche Post DHL. O grupo gerou receitas de mais de € 94 bilhões em 2022. Com práticas de negócios sustentáveis e compromisso com a sociedade e o meio ambiente, o grupo contribui positivamente para o mundo. O Grupo Deutsche Post DHL visa alcançar uma logística zero emissão até 2050.

Volvo Cars

A Volvo Cars foi fundada em 1927. Hoje, é uma das marcas de veículos mais conhecidas e respeitadas do mundo, com vendas em mais de 100 países. A Volvo Cars está listada na bolsa Nasdaq de Estocolmo, onde é negociada sob o código “VOLCAR B”.

A Volvo Cars visa proporcionar aos clientes a liberdade de movimento de forma pessoal, sustentável e segura. Isso reflete-se em sua ambição de tornar-se uma montadora totalmente elétrica até 2030 e com o compromisso com a redução contínua de sua pegada de carbono com e a ambição de ser uma empresa neutra em termos de clima até 2040.

Em dezembro de 2022, a Volvo Cars empregava aproximadamente 43.200 funcionários em tempo integral. A sede, o desenvolvimento de produtos, departamentos de marketing e administrativo da Volvo Cars estão localizadas principalmente em Gotemburgo, na Suécia. As fábricas de produção da Volvo Cars estão localizadas em Gotemburgo, Ghent (Bélgica), Carolina do Sul (EUA), Chengdu, Daqing e Taizhou (China). A empresa também possui centros de P&D e design em Gotemburgo, Camarillo (EUA) e Xangai (China).

Sobre a Volvo Car Brasil – No Brasil, a marca teve em 2022 toda sua linha de produtos premiada por importantes veículos de comunicação como Auto Esporte, Quatro Rodas, Estadão, Exame, entre outros. Além do sucesso de seus produtos com a imprensa, no mesmo ano, as vendas garantiram a liderança no segmento de elétricos e híbridos plug-in com 29,1% de participação de mercado. O XC40 Recharge Pure Electric foi o veículo elétrico mais vendido do ano no Brasil.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?