AVolvo Construction Equipment atualiza a linha de caminhões articulados na América Latina com o lançamento dos modelos A45 e A50 de nova geração, o primeiro deles programada para ser produzido no Brasil, na fábrica da empresa em Pederneiras (SP). Recém-apresentado na Europa, os veículos trazem avanços tecnológicos para garantir mais segurança, eficiência e disponibilidade nas operações severas do fora de estrada.
Os aprimoramentos começam com uma nova transmissão de funcionamento mais suave. Aliada a caixa, a função Terrain Memory tem inteligência para memorizar terrenos escorregadios dos trechos percorridos e, assim, decidir o modo de tração mais adequado com capacidade de acionar o bloqueio do diferencial de maneira automática. Também o sistema de pré-seleção de marchas denominado Volvo Dynamic Drive permite ao veículo se adaptar às condições da operação.
LEIA MAIS
→Volvo CE apresenta inédita máquina construída com aço livre de fósseis
No caso do A50, esse importado da Suécia, garante mais estabilidade e conforto devido ao sistema de suspensão totalmente hidráulico. Na prática, se traduz em mais velocidade operacional, o que resulta em mais produtividade.
A nova geração dos caminhões ainda promove rotinas mais simples aos operadores por meio de duas telas. A primeira reúne as informações essenciais do veículo e, a segunda, traz o Volvo Integrated Co-Pilot, com o qual operador controla mídia, câmeras, controle climático e status geral e de produtividade da máquina.
O projeto também ampliou a visibilidade condutor com maior área envidraçada e facilitou embarque e desembarque da cabine ao integrar um novo posicionamento da porta e incorporar corrimões em ambos os lados, além adotar iluminação nas escadas.
Na hora de parar na oficina, mais benefícios. Os intervalos de engraxamento foram estendidos e os volumes de fluídos reduzidos. De acordo com a Volvo CE, os melhoramentos reduziram os custos de manutenção em até 6% ao longo de 12 mil horas de operação.
Para maior controle da gestão dos veículos, a empresa oferece serviços de monitoramento e telemetria, com informações em tempo real de eventual sobrecarga, localização e planos de manutenção.
Especificações técnicas
Modelo A45 A50
Capacidade de carga 42.000 kg 45.000 kg
Caçamba 25,5 m³ 27,8 m³
Peso líquido 32.300 kg 33.600 kg
Peso bruto 74.290 kg 78.590 kg
Motor Volvo D16E Volvo D16J
Potência 350 kW 385 kW
RPM de potência máx. 1.800 RPM 1.900 RPM
Torque 2.525 Nm 2.750 Nm
RPM de torque máx. 1.050 RPM 1.100 RPM
Velocidade máx. 57 km/h 57 km/h

Fonte: AutoIndústria – Fotos Divulgação Volvo CE