A Volvo revelou na terça-feira, 9, o EX90. O SUV elétrico foi apresentado globalmente em Estocolmo, tem espaço para sete passageiros e será lançado no Brasil em 2024. Ao contrário do que se imaginava, o modelo não aposentará o XC90, que segue em linha nas versões híbridas.
“O Volvo EX90 é uma declaração de onde estamos e para onde estamos indo. Foi projetado para elevar ainda mais nossos padrões de segurança, o primeiro carro Volvo a ser verdadeiramente definido por seu software e parte de um ecossistema mais amplo, conectando-se à sua casa e aos seus outros dispositivos”, afirmou Jim Rowan, chefe executivo da Volvo Cars.
O carro traz uma bateria de 111 kWh que alimenta dois motores elétricos de ímã permanente. A potência é de 380 kW (ou 517 cv) e o torque é instantâneo de 92,8 kgfm. A fabricante declara autonomia máxima de 600 km pelo ciclo WLTP, sendo que a bateria carrega de 10% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga rápida.
Materiais recicláveis no SUV elétrico da Volvo

Inicialmente, o EX90 será produzido nos Estados Unidos a partir de 2023, e na China em um momento posterior. De acordo com a Volvo, a meta é apresentar um veículo 100% elétrico a cada ano até 2030, quando a fabricante comercializará apenas modelos movidos a eletricidade.
O SUV adota uma grande quantidade de materiais recicláveis em sua construção. O veículo conta com aproximadamente 15% de aço reciclado, 25% de alumínio reciclado e 48 kg de plásticos reciclados e materiais de origem natural, o que corresponde a cerca de 15% do plástico total usado no carro.
Segurança à toda prova

Diversos sensores e câmeras espelhados pelo veículo garantem a atuação de um complexo sistema de segurança assistido pela plataforma NVidia Drive, que executa um software que administra diversos parâmetros durante a condução.
Esse sistema é chamado pela Volvo de “escudo invisível” e identifica a presença de pedestres, veículos e objetos. Ele também mede a concentração do motorista por meio de câmeras alimentadas por algoritmos para alertar o condutor em uma situação de emergência e, se necessário, frear o veículo para impedir um acidente.
A maioria das funções do veículo é administrada por um sistema central alimentado pelas plataformas NVidia Drive Xavier e Orin, além de plataformas Qualcomm Snapdragon Cockpit. Como em smartphones e gadgets, o EX90 pode receber atualizações de software over-the-air.
O console central traz tela tátil de 14,5 polegadas que exibe as informações do sistema de entretenimento. Existe integração com os aplicativos e serviços do Google, além de suporte ao sistema operacional Apple CarPlay.

Fonte: Automotive Business