O lançamento está agendado para o segundo trimestre de 2026 na Europa, mas a Volvo tirou os segredos sobre o FH Aero Electric, caminhão com o qual a fabricante entregará autonomia de até 600 km e recarregas rápidas de 20% a 80% da capacidade das baterias em 40 minutos.
O novo caminhão atenderá necessidades de 48 toneladas de peso bruto total combinado e, segundo a Volvo, com carga útil próxima a de um caminhão convencional a diesel. O modelo tem um eixo de apoio extra, na prática, uma configuração 6×2, que permite adicionar baterias e otimizar a distribuição de peso. O FH Aero Electric pode acomodar até oito baterias, totalizando 780 kWh.
LEIA MAIS
→Volvo acumula 5 mil caminhões elétricos entregues
→Volvo avança com eletrificação na construção
→Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País
“Este é um verdadeiro avanço no transporte com zero emissões. Agora, as empresas de transporte podem operar distâncias realmente longas com caminhões elétricos sem comprometer a produtividade. O carregamento super-rápido e a alta capacidade de carga útil tornam o caminhão muito competitivo”, resume em nota Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
A Volvo adianta que o novo caminhão também estará disponível com cabine padrão FH e oferecerá serviços de consultoria, desde a avaliação de rotas adequadas para eletrificação, o carregamento eficiente de caminhões elétricos na estrada e na garagem até o acompanhamento do desempenho da frota de caminhões elétricos.
A Volvo Trucks tem na linha oito modelos de caminhões movidos bateria. A gama permite eletrificar operações de distribuição urbana e regional, da construção, da gestão de resíduos e, agora, do transporte de longa distância. A Volvo iniciou a produção em série em 2019 e, até o momento, entregou mais de 5 mil caminhões elétricos em 50 países ao redor do mundo.

Fonte: AutoIndústria – Fotos: Divulgação Volvo Trucks