O rito de passagem da linha compacta da Volkswagen começou. Automotive Business apurou que o Voyage teve a produção encerrada em Taubaté (SP). Já o Gol deixará as linhas de montagem até dezembro, enquanto as últimas unidades são fabricadas para encomendas represadas de frotistas, já que o veterano hatch saiu do catálogo de vendas diretas.
Em apuração conjunta com Marlos Ney Vidal, editor-chefe do site Autos Segredos, 10 concessionárias de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba e Salvador confirmaram que o Voyage já deixou de ser entregue há algumas semanas.
A informação passada pelos lojistas é de que o sedã compacto saiu de linha na unidade do interior paulista. Procurada, a Volkswagen não confirma o fim do Voyage.
Voyage sai de linha após trajetória interrompida
O Voyage chega ao fim nesta segunda geração 14 anos depois do seu lançamento. O primeiro modelo do sedã compacto foi lançado em 1982, dentro do Projeto BX – que estreou o Gol dois anos antes. Porém, a linha não conheceu a segunda geração (baseada no Gol Bolinha) e saiu de produção em 1995.
Em 2008, a Volks relançou o Voyage derivado da terceira geração do Gol, que usa plataforma PQ24 – a mesma do Fox. O problema é que logo o carro ficou defasado perante rivais mais modernos e espaçosos. Em 2021 passou a ser vendido apenas na versão com motor 1.0 12V de 84/77 cv. O carro ainda aparece no site da marca à venda por R$ 89.850.
O Voyage sai de linha em um momento em que as vendas também não empolgavam. No ano passado, foram pouco mais de 28 mil unidades do sedã no acumulado. De janeiro a setembro de 2022, o número de emplacamentos foi de 23 mil unidades, o que garantiu apenas a posição de 19º carro mais vendido do Brasil no período.
Gol Last Edition já está no forno
O Gol, por sua vez, já não é mais oferecido na modalidade de venda direta – aquela para pessoa jurídica – desde o início de outubro. Oficialmente, a Volkswagen diz que Gol e Voyage “permanecem disponíveis apenas para o varejo”.
Segundo fontes ouvidas por AB, contudo, o hatch deixará de ser produzido até dezembro para “cumprir tabela” – na verdade, entregas para locadoras e frotistas que estavam atrasadas pela falta de semicondutores.
No momento, as unidades em estoque estão sendo liquidadas para pessoas físicas. A configuração única do Gol, com o mesmo motor do Voyage, tem preço sugerido de R$ 77.250 (exceto SP), mas as revendas o negociam por pouco mais de R$ 73 mil.
Ao mesmo tempo, a Volks prepara o Gol Last Edition, a série de despedida do compacto que terá tiragem limitada de 1 mil unidades.
Com o fim do Gol em dezembro, a Volks terá um hiato para ter um carro de entrada na gama. Isso porque o Polo Track – a opção mais simples e aliviada em equipamentos do hatch – só tem estreia prevista para fevereiro.