“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Volkswagen recupera a liderança em vendas de carros usados

10/02/2025

  • Em disputa acirrada, marca alemã desbanca Chevrolet com pequena vantagem de 1 décimo percentual
  • Balanço anual aponta Volkswagen Gol como o modelo mais comercializado por meio da plataforma por mais um ano consecutivo
  • Carros do tipo hatch lideram em vendas, procura e anúncios

A Volkswagen reassume a liderança na venda de carros em 2024, desbancando a Chevrolet, que liderava em 2023. É o que mostra o balanço anual da OLX, maior marketplace de classificados para autos do país. A fabricante alemã representa 16,6% das comercializações da plataforma, um pouco à frente da marca da General Motors, que ocupa a segunda colocação, com 16,5%. Em terceiro vem a Fiat, com 16,3% de participação.

O estudo mostra que as três fabricantes somam, juntas, quase metade dos modelos vendidos por meio da OLX em 2024. Apesar da predominância das três marcas, o VP de Autos do Grupo OLX, Flávio Passos lembra: “Existe uma diversidade de carros seminovos e usados que possibilita ao interessado avaliar as vantagens e desvantagens dos veículos pesquisados, de acordo com as suas necessidades. A OLX, maior classificado de autos do Brasil, conta com um inventário médio mensal de mais de 800 mil automóveis, e dispõe de recursos que auxiliam o usuário a comparar o preço do modelo pesquisado, como a ferramenta de referência de preço da Tabela Fipe.”

No ranking de marcas com mais comercializações, a Ford ocupa o quarto lugar, com 8,8%, a Renault com 6,6% e a Toyota com 6,2%.

A Chery registrou o melhor desempenho dentre as marcas chinesas que mais venderam, ficando em décimo quinto lugar no ranking geral, com 0,6% de participação, subindo duas posições em relação a 2023. Já BYD, que em 2023 ocupava a 22º posição, ocupa a 19ª em 2024.

Dentre as marcas mais procuradas de 2024, as quatro primeiras posições são similares: Volkswagen em primeira posição, com 17,4% de participação; Chevrolet na segunda colocação, com 17,2%, além de Fiat, com 15% e Ford, com 7,9%. A Toyota vem em quinto, com 7%.

A Chery é também o maior destaque em procura dentre as chinesas e está no décimo quinto lugar, quatro posições acima da que ocupava em 2023.

As quatro primeiras colocações se repetem na lista de marcas mais anunciadas na plataforma em 2024: Volkswagen, com 17,2% de share, Chevrolet com 16,1%, Fiat com 15,9% e Ford, com 7,7%. A Hyundai vem no quinto lugar, com 7,2%

É Gol!

O Volkswagen Gol se consolida por mais um ano como o modelo mais vendido por meio da OLX, com 5% de share em 2024. O Fiat Palio vem em segundo, com 4%, e repete a vice-liderança de 2023. Chevrolet Onix, Fiat Uno e Ford Ka dividem a terceira colocação, com 3% cada.

O Gol também é o carro mais procurado de 2024, com 5% de participação. O Palio, Corolla e Civic dividem a segunda colocação, com 3% cada.

Em 2024, o Chevrolet Onix e o Gol foram os mais anunciados, com 4% de participação cada. O Hyundai HB20 e o Corolla dividem o segundo lugar, com 3%.

Recorte por carroceria

Os automóveis do tipo Hatch lideram em vendas, procura e anúncios em 2024, seguidos pelo Sedãs, SUVs e Picapes, respectivamente.

As cores favoritas

Os carros na cor branca lideram as vendas em 2024, com 28% de participação. A cor prata foi a segunda mais comercializada, com 24%, e preta em terceira, com 17%.

A cor branca foi a mais procurada, com 26% de share; prata em segunda, com 23% e preta na terceira posição, com 18%.

As três primeiras colocações se repetem na lista de mais anunciadas: cor branca, com 30% de participação; prata com 22% e preta com 17%.

Variações

De acordo com o balanço, outubro foi o mês com a melhor variação positiva nas vendas por meio da plataforma, com crescimento de 5%, no comparativo com o mesmo período de 2023.

Em termos de procura, julho registrou o maior aumento, atingindo 20% a mais em comparação com o mesmo mês em 2023.

Como adquirir um veículo online com segurança

  • Se for comprar, negocie diretamente com o proprietário do veículo ou vendedor autorizado; se for vender, faça a negociação com o próprio comprador. Evite negociar com terceiros, como parentes, amigos ou conhecidos, e desconfie de intermediários;
  • Tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagens, que são ambientes menos seguros e sem o apoio e dicas na jornada de negociação;
  • Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados. Vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
  • Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel realizar a vistoria;
  • Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e, antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
  • Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
  • Vendedor e comprador devem ir juntos ao cartório fazer a transferência, e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório;
  • Se a proposta vier de lojas de seminovos, não se esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento;
  • Só entregue o veículo depois que os documentos forem transferidos e o pagamento for confirmado.

Sobre o Grupo OLX

O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.

Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?