Fantasia, bloco, desfile e até Oscar. Nada disso inibiu a Volkswagen de realizar a primeira aparição oficial do Tera em pleno domingo de Carnaval no Rio de Janeiro.
Mas também a avant premiére do principal lançamento da marca nos últimos tempos foi com toda pompa e circunstância. O Volkswagen Tera foi revelado em plena Passarela do Samba.
Na apresentação estática não Marquês de Sapucaí não foram dados detalhes técnicos e de preços. Porém, vimos o carro ao vivo e conseguimos as primeiras pistas para entender as estratégias acerca do modelo.
O que a Volkswagen falou sobre o Tera
Na apresentação, a marca informou que o novo SUV compacto será vendido em quatro versões. A topo de linha das fotos se chama Outfit, com jeito aventureiro sugerido pelas molduras plásticas em diferentes partes da carroceria.
O SUV é feito em Taubaté (SP) sobre a arquitetura MQB A0, mesma de Polo, Virtus, T-Cross e Nivus. Contudo, segundo a Volkswagen, o Tera não usa nenhuma peça em comum com o Polo, por exemplo.
A fabricante fala em 81% de nacionalização. Para tal, foram instalados 347 novos robôs na planta paulista e adotado um novo processo de pintura.
O Tera também movimentou 230 fornecedores nacionais e uma mudança logística em Taubaté com mais 65 caminhões operando na unidade por dia. Com isso, pelos cálculos da VW, foram gerados 2.800 empregos diretos e 28 mil indiretos.
“É um carro de volume que vai fazer bastante barulho. Vamos posicionar esse carro muito bem, com preço competitivo”, avisou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen na região.
Como será posicionado o Volkswagen Tera

Como dito, a Volkswagen não falou sobre os preços do Tera, mas vai posicioná-lo no segmento A0 de SUVs. Leia-se os crossovers de entrada onde figuram Fiat Pulse e Renault Kardian, que começam pouco acima dos R$ 100 mil.
Essa categoria respondeu por 25% das vendas totais do mercado em 2024. A Volkswagen acha que só o Tera vai aumentar essa fatia do segmento para 30%.
Numa conta bem básica e simples, e com base nos números de 2024, isso pode significar de 30 mil a 40 mil unidades/ano.
“Somos muito fortes em SUVs e o Tera é a grande oportunidade de entrar forte no segmento de SUV A0. E a oportunidade de sermos protagonistas, com volume”, explica Roger Corassa, vice-presidente de vendas e marketing da VW do Brasil.
SUV será modelo tipo exportação
Uma parte desse volume será destinada ao mercado externo. E o plano de exportação da Volkswagen para o Tera é robusto.
O SUV produzido no Brasil será exportado para 25 países da América Latina e Caribe. Argentina e México devem puxar os embarques, mas a Volkswagen vê potencial além-mar para o Tera.
“Com o Tera estamos reforçando nossa estratégia de liderança do setor em exportações. E temos planos de vendas para o continente africano”, adiantou Hendrik Muth, vice-presidente de vendas e marketing para América do Sul.
Como é o Volkswagen Tera

Revelado, enfim, o desenho do Tera surpreende. Se muitos desconfiavam que seria um mini-Nivus, o novo SUV se destaca por ter um estilo que tenta fugir de seus irmãos maiores.
A frente tem capô elevado e abaulado. Os faróis e a seção superior da grade lembram vários outros carros da Volks, em especial o velho Gol.
Mas as seções verticais das luzes auxiliares emprestam certa robustez. Assim como a entrada de ar inferior, com acabamento escurecido que deve ser exclusivo da versão Outfit apresentada.
As rodas diamantadas aro 17” que você vê nas fotos também devem ser próprias da versão. O destaque fica para a traseira, cheia de volumes e saliências.
Dentro, a Volks fala que é tudo novo. O Tera usa bancos inteiriços e o espaço é parecido com o de um Polo. Já a posição da dirigir à primeira vista parece com a do Nivus.
Porém o painel parece mais recuado em relação ao hatch, e mais bem aproveitado. Até porque foi projetado para receber a tela de 10” da central multimídia VW Play Connect. O display fica destacado do painel, sem parecer um “intruso”.
Entre os equipaumentos, quadro de instrumentos digital, carregador de celular por indução, ar-condicinado automático, luzes ambientes e itens de assistência à condução (ADAS). Obviamente muitos deles serão encontrados nas versões mais caras.
O Tera Outfit visto na Sapucaí usa o motor 1.0 TSI turbo e caixa automática de seis marchas que equipa outros vários carros da Volkswagen. Há expectativa de que a opção de entrada, porém, carregue o 1.0 aspirado e câmbio manual para ter preço abaixo dos R$ 100 mil e brigar com as versões de entrada de Pulse e Kardian.
Fonte: Automotive Business