“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Volkswagen celebra 65 anos da fábrica Anchieta e mais de 14,7 milhões de veículos produzidos

18/11/2024

• Produção da Anchieta representa 57% dos 25,7 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.

• Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação.

• Em outubro, a Anchieta iniciou a produção do Novo Nivus, o 3º modelo da ofensiva de 16 lançamentos da marca até 2028. Atualmente, também são produzidos na Anchieta o Novo Polo GTS, Novo Virtus e Saveiro.

• Anchieta receberá a produção do inédito Nivus GTS, já confirmado para o mercado brasileiro para 2025, e também terá mais dois veículos inéditos que serão anunciados em breve.

• Sustentabilidade: fábricas Anchieta e Taubaté são as primeiras do setor a terem biometano em sua matriz energética. Ação é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050.

• Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca.

A Volkswagen do Brasil celebra hoje (18/11) os 65 anos de sua fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que já soma mais de 14,7 milhões de veículos produzidos em sua história. A produção da Anchieta representa 57% dos mais de 25,7 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País. A Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação. Em outubro, a unidade iniciou a produção do Novo Nivus, o terceiro modelo da ofensiva de 16 lançamentos da marca até 2028, com destaque para a estreia, em breve, dos modelos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex.

“A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), é estratégica para os negócios da Volkswagen do Brasil e seguimos investindo continuamente na unidade que completa 65 anos. No mês passado, iniciamos a produção do Novo Nivus na Anchieta e a linha também receberá o inédito Nivus GTS, já confirmado para o mercado brasileiro para o primeiro semestre de 2025. A Anchieta também terá mais dois veículos inéditos que serão anunciados em breve para impulsionar ainda mais a nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 16 bilhões que estamos fazendo no Brasil no mesmo período, reafirmando a nossa confiança no País”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Do total de R$ 16 bilhões para o Brasil até 2028, R$ 13 bilhões serão destinados às unidades paulistas da Volkswagen: a Anchieta, incluindo a área produtiva e o Centro de Design e Engenharia, que é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen no mundo; além das fábricas de Taubaté, São Carlos (motores) e do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo. Os outros R$ 3 bilhões serão destinados à fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR).

Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.

Anchieta iniciou a produção do Novo Nivus e terá o Nivus GTS

No mês passado, teve início na fábrica Anchieta a produção do Novo Nivus, um modelo que inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. E a pedido do público, a versão esportiva GTS do Novo Nivus já está confirmada para o primeiro semestre de 2025.

Primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul e também produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo por lá), o SUVW Nivus estreou no mercado em 2020 e já conta com mais de 251 mil unidades produzidas na Anchieta.

Sucesso de vendas, o SUVW Nivus, que inaugurou a tendência de modelos cupê no Brasil, está entre os 12 veículos mais comercializados do Brasil, considerando todos os segmentos; só em 2024 já foram mais de 47 mil unidades emplacadas do modelo. A força do Nivus também contribui para que a Volkswagen seja a líder de vendas no segmento de SUVs no Brasil com toda a sua família SUVW, formada pelo Novo T‑Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam mais de 134 mil unidades emplacadas em 2024. O segmento de SUVs é o que mais cresce no Brasil, respondendo por 37% do mercado. Além disso, o Nivus é sucesso além das fronteiras nacionais: já foi exportado para 43 países.

Início da produção do Novo Nivus na fábrica Anchieta, em outubro de 2024

Produção inclui recursos de Indústria 4.0, como IA, impressora 3D, drone, realidade virtual e aumentada

“Temos imenso orgulho da Anchieta, que reúne a tradição de ser a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca, com a evolução contínua. A unidade reúne a mais alta tecnologia, sendo um centro completo de pesquisa, planejamento, desenvolvimento, produção e testes de veículos. Na produção da Anchieta, utilizamos recursos avançados com ferramentas de Indústria 4.0 que envolvem IA (Inteligência Artificial), impressoras 3D, drones, além laboratórios de realidade virtual e aumentada garantindo a mais alta qualidade e inovação do portfólio Volkswagen”, diz Leandro Lemos de Oliveira, Plant Manager da Anchieta. Atualmente, são produzidos na Anchieta o Novo Nivus, Novo Polo GTS, Novo Virtus e Saveiro.

A IA (Inteligência Artificial) está em diversos processos. Entre os quais, os robôs de inspeção das carrocerias na Pintura, garantindo a alta qualidade da superfície. A tecnologia conta com aprendizagem continuada, evoluindo sempre.

Com as adaptações na linha de produção para receber o Novo Nivus, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen na Região América do Sul a implementar uma inovação para automatizar a montagem dos vidros dianteiros e traseiros com Inteligência Artificial. A ação verifica o dimensional da carroceria e faz a montagem precisa, atendendo aos altos requisitos de qualidade da marca. O novo processo ficou tão eficiente que foi aplicado a todos os modelos produzidos na unidade. A Inteligência Artificial está em outros processos, como em câmeras com sensores que fazem inspeção de partes corretas, como o teto do carro.

Impressoras 3D são utilizadas na produção de peças para protótipos, ferramentas e dispositivos que auxiliam os colaboradores na produção. A impressão 3D reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos, garante a eficiência e a sustentabilidade, com processos otimizados sem descartes de moldes.

O uso de drones para fazer o controle de peças em estoque é uma ação disruptiva que trouxe criatividade e inovação ao processo logístico. Além da agilidade na leitura das peças, as informações são enviadas on-line para os sistemas que verificam os estoques em um processo 100% digital.

A fábrica Anchieta também conta com laboratórios de realidade virtual e aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo.

Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade. O SUVW Nivus, por exemplo, foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas.

Mais uma vez, o time da Anchieta usou recursos de realidade virtual para analisar antecipadamente as modificações que aconteceriam na linha de produção com a entrada do Novo Nivus e validar o produto em ambiente virtual, garantindo segurança, assertividade, ergonomia e otimização de processos antes mesmo de dar o ‘start’ na produção.

Pioneirismos da Anchieta: de ações sustentáveis, como uso de biometano na produção, a laboratórios avançados de segurança veicular e emissões

A Volkswagen do Brasil inova ao ser a primeira fabricante de automóveis do País a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. O fornecimento já teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo. A Volkswagen também foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.

Em 2024, as duas fábricas começaram a receber 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Também em linha com a estratégia Way to Zero, a Volkswagen do Brasil foi escolhida para receber o avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Way to Zero Center, inaugurado em 2022 na Anchieta para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos. O time do Way to Zero Center conta com parcerias com universidades, institutos e empresas.

Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. Referência no Grupo Volkswagen, o laboratório contribui para que a marca seja hoje a de maior número de modelos com nota máxima (5 estrelas) em segurança de acordo com as avaliação do Latin NCAP. Os modelos T‑Cross, Nivus, Virtus, Tiguan e Taos são nota máxima em segurança.

Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.

A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica há mais de 65 anos no País. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUVW Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.

Laboratório de Segurança Veicular da Volkswagen do Brasil

Volkswagen investe em Engenharia de excelência para Desenvolvimento do Produto

A fábrica Anchieta conta com o Centro de Design e Engenharia da Volkswagen do Brasil, que também recebe parte dos investimentos da marca no País. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.

O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário). Além disso, a Volkswagen conta com um Campo de Provas, em Taubaté.

O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen também foi responsável por pioneirismos que revolucionaram a indústria automotiva como:

• 1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica.

• 2000: lançamento do motor 1.0l Turbo 16V com 112 cv e 15,8 kgfm com injeção direta. A Volkswagen foi a primeira marca a introduzir motores turbo no mercado brasileiro no Gol e Parati.

• 2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1.6l Total Flex. A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção.

• 2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e 1º carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa.

• 2013: up! introduziu o motor 1.0l TSI com 3 cilindros.

• 2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na Região América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo. O Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o sistema de infotainment VW Play, desenvolvido na região, que virou referência no mercado, é exportado para mais de 70 países e está disponível em seis idiomas. O Nivus também inovou ao ser o primeiro modelo desenvolvido sem o uso de protótipos físicos nas fases iniciais de desenvolvimento, apenas virtuais.

Em 2024, a Engenharia da Volkswagen inaugurou o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automotivos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr-do-sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas. O equipamento foi projetado para realizar testes de intemperismo e envelhecimento de peças. Com o equipamento, testes que poderiam durar até 1 ano, são realizados em 25 dias.

Laboratório de Realidade Virtual da Volkswagen do Brasil
Simulador SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar)

Anchieta produziu modelos icônicos da marca

Com a inauguração da fábrica Anchieta, em 1959, teve início a nacionalização da marca. Nesse ano, a Kombi tinha 50% de partes produzidas localmente e o Fusca recebeu 54% de peças locais. Assim, os modelos foram disponibilizados com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel.

A fábrica Anchieta também foi responsável pela produção de diversos modelos que marcaram presença nas ruas e garagens brasileiras, assim como em mais de uma centena de países que receberam modelos Volkswagen exportados a partir de 1970. Entre os carros icônicos feitos em São Bernardo do Campo, além do Fusca e Kombi, estão o Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros.

Referência em qualificação profissional: mais de 7 mil formados no SENAI VW

A fábrica Anchieta também é referência em qualificação em seu Centro de Formação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Volkswagen, que completou 51 anos em 2024 com mais de 7 mil alunos formados (foto abaixo).

O Centro de Formação Profissional SENAI Volkswagen tem uma estrutura completa e de padrão global. Além de instalações modernas, a escola conta com Laboratórios de Automação, de Projetos Mecatrônicos e de Tecnologia Automotiva, incluindo equipamentos avançados de IoT (internet das coisas voltada para comunicação e troca de dados de manufatura), impressora 3D e simuladores de produção. Conta também com Oficinas de Aprendizagem Automotiva, Metal-mecânica e de Eletroeletrônica & Automação.

Linha do Tempo da Anchieta:

1959: Inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).

1965: Inauguração do Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na Anchieta.

1967: Volkswagen chega ao patamar de meio milhão de unidades produzidas.

1968: Produção do Sedã 1600 quatro portas.

1969: Produção da Variant.

1970: Milionésimo Volkswagen brasileiro é produzido (VW Sedan 1300). Início das exportações.

1971: Inauguração do Laboratório de Segurança Veicular. VW é a primeira empresa a realizar crash-tests no Brasil.

1973: Fundação do Centro de Formação Profissional SENAI Volkswagen.

1973: Início da produção da Brasília.

1977: Primeira fábrica no Brasil a inaugurar um Laboratório de Emissões.

1982: Início da produção da Saveiro.

1984: Introdução dos primeiros robôs na linha de montagem para produção do Santana.

1986: Fusca deixa de ser produzido.

1993: Retomada da produção do Fusca.

1994: Início da produção do Novo Gol na fábrica Anchieta.

1996: Certificação ISO 9001.

2001: Fábrica Anchieta comemora 10 milhões de veículos produzidos.

2002: Inauguração da Nova Anchieta para produção do Polo.

2005: Anchieta recebe certificação ISO 14.001 (Sistema de Gestão Ambiental).

2016: Anchieta inicia a produção de Novo Gol e a Nova Saveiro.

2017: Início da Nova Volkswagen com a produção do Novo Polo, inaugurando no Brasil a plataforma modular MQB, referência no Grupo Volkswagen.

2018: Início da produção do Virtus, primeiro carro da América Latina com inteligência artificial. Anchieta recebe a certificação ISO 50001 (Sistema de Gestão de Energia).

2019: Inauguração do Laboratório de Protótipo Virtual.

2020: Lançamento do Nivus, o primeiro modelo 100% desenvolvido na Região América do Sul a ser produzido e vendido na Europa (com o nome Taigo).

2022: Inauguração do Way to Zero Center para pesquisa e desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos.

Fonte: Volkswagen do Brasil

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?