Modelo elétrico ganhou motor mais potente e pode operar em regiões andinas
Por Ana Paula Machado
Uma das novidades que serão apresentadas pela Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) na Fenatran, a maior feira de transporte da América Latina, será a nova geração do e-Delivery de 11 toneladas. O modelo chega com motor elétrico mais potente e que consegue operar em altas altitudes.
Segundo o vice-presidente de engenharia da companhia, Rodrigo Chaves, o novo e-Delivery está habilitado para operações em regiões andinas, em países com mais de quatro mil metros de altitude.
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O novo motor do Volkswagen e-Delivery promete 7% a mais de eficiência. O propulsor gera o equivalente a 380 cv (280 kW) e com torque instantâneo de 234 kgfm. “O motor pode ser usado em condições adversas onde se necessita de mais força”, afirmou o executivo.
Com um peso bruto total (PBT) de 11,4 toneladas, o novo e-Delivery tem peso bruto total combinado (PBTC) de 15 toneladas, com capacidade de reboque de 3,6 toneladas. A Volkswagen diz que essa configuração, aliada à redução de peso nos componentes, eleva a carga útil para 6,3 toneladas, na versão com maior autonomia, aumento de 16% em relação à primeira geração lançada em 2021.
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“Já foram desenvolvidos mais de 30 diferentes tipos de implementos rodoviários para o e-Delivery. O modelo é o primeiro no Brasil usado no abastecimento de aeronaves em aeroportos. É um caminhão que pode ser usado em diversas aplicações”, enalteceu Chaves.
Desde o lançamento, a frota do e-Delivery soma 400 unidades rodando pelo Brasil. O vice-presidente de vendas, marketing e serviços da companhia, Ricardo Alouche, disse que há negociações em curso e a expectativa é de fechar o ano com 600 modelos emplacados.
Custo de produção menor com nova geração
“Já vendemos 100 unidades este ano e temos mais de 100 a 150 veículos em negociação. Temos plenas condições de atingir este número”, afirmou Alouche.
Segundo ele, hoje, empresas como Coca-Cola, Ambev e Heineken usam o e-Delivery em operação de distribuição urbana. “Há estimativa de fecharmos negócio com uma empresa de e-commerce”, adiantou.
Alouche ressaltou que com o novo motor, além de deixar mais eficiente a operação, resultou em uma redução de até 8% no custo de produção do veículo.
“É um propulsor menor. Mas, isso não quer dizer que vamos modificar o preço do caminhão no mercado”, disse o executivo. “Era um modelo que não nos dava rentabilidade. Agora, conseguimos reduzir um pouco o prejuízo. Mas, mesmo que o valor de venda não seja modificado, conseguimos reduzir em 10% o custo de operação do caminhão.”
Carregadores mais eficientes
O e-Delivery também oferece um novo sistema de alimentação de implementos. O e-PTO (Power Take-Off) foi projetado para diversas aplicações, com capacidade de até 30 kW de potência, atendendo desde as tradicionais como baú carga geral às especiais, como de manutenção de redes elétricas de alta tensão.
Entre os carregadores, o diferencial do caminhão elétrico da VW é o aparelho opcional de corrente alternada (AC), para aplicações que permitem um carregamento mais lento, com custo de investimento menor. O carregador está disponível em duas versões, de 11 e 22 kW.
Já os carregadores rápidos, de corrente contínua (DC), foram otimizados com novo sistema de arrefecimento das baterias. Prometem carregar qualquer variante de baterias de zero a 80% em até uma hora.
O sistema de regeneração, por sua vez, segue o mesmo e pode recuperar até 40% da energia nas desacelerações. O modelo vem com opções de três ou seis packs de bateria, que proporcionam até 250 km de autonomia.
Fonte: Automotive Business