Por Bruno de Oliveira
A produção do novo motor híbrido que a Volkswagen produzirá na fábrica de São Carlos, no interior paulista, a partir de 2025 vai demandar investimento de R$ 500 milhões.
O aporte, que é parte dos cerca de R$ 7 bilhões previstos para o ciclo de investimentos da montadora até 2027, será feito em duas etapas, segundo Julio Henrique da Silva, presidente do sindicato dos metalúrgicos da região.
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O primeiro, já em 2025, será aplicado na modernização da linha onde hoje são montados os motores aspirados MSI. Os futuros propulsores híbridos demandam máquinas e ferramental mais moderno, segundo o representante da entidade.
A segunda etapa do investimento da unidade vai custear melhorias na área de usinagem dos blocos. Sobretudo em equipamentos que realizam corte de material por meio de plasma.
Ainda segundo o interlocutor, precisam ser definidos pela montadora os processos de montagem dos conjuntos híbridos: se eles serão finalizados na fábrica de São Carlos ou se serão submetidos a alguma etapa de montagem em outras fábricas da montadora.
O motor que será produzido pela VW em São Carlos será o 1.5 híbrido-flex EVO2, que deverá equipar os novos SUVs compactos que a empresa vai produzir em São Bernardo do Campo (SP).
Afora esses modelos, a companhia produzirá uma picape inédita (o Projeto Udara) em São José dos Pinhais (PR) e também um novo SUV em Taubaté (SP).
Na fábrica de São Carlos, 820 trabalhadores realizam atividades em dois turnos de produção. O quadro deverá ser mantido pela fabricante pelos próximos anos, como acordado em negociação com os trabalhadores finalizada na primeira semana de novembro.
Um PDV, que é o plano de demissão voluntária, será aberto a partir de 21 de novembro pela montadora. Porém, segundo o representante do sindicato, ele deverá envolver um contingente formado por 20 funcionários, a maioria em período de aposentadoria.