Empresa incentiva o engajamento de toda a organização no compromisso com a qualidade, garantindo o cumprimento dos pré-requisitos e fomentando uma cultura consistente de melhoria contínua
Trabalho estratégico da equipe de gestão de qualidade é essencial para manter altos padrões de eficiência
A Volda, responsável por atender 90% da frota circulante brasileira entre automóveis, picapes, vans e SUVs com seus componentes de suspensão e transmissão, alcançou a marca de 1.700 produtos no mercado nacional, lançando mais de 500 novos itens em 2024 para ampliar seu portfólio de soluções automotivas. Entre os componentes Volda estão os terminais axiais, bieletas, terminais de direção, pivôs, juntas deslizantes, bandejas, juntas homocinéticas, semi-eixos e trizetas.
Para atingir seus objetivos, a Volda investe continuamente em iniciativas que asseguram a excelência em suas relações com clientes, parceiros e colaboradores, fortalecendo a confiança em sua capacidade de inovar e liderar. O destaque em sua performance neste ano reflete, em grande parte, o trabalho estratégico da Volda, que tem sido essencial para impulsionar resultados e manter altos padrões de eficiência.
A companhia incentiva o engajamento de toda a organização, garantindo que a marca esteja em conformidade com certificações e regulamentações, fomentando uma cultura consistente de melhoria contínua.
Conquista de três selos
A qualidade dos processos é garantida pelos três selos conquistados pela Volda: ISO 9001, Inmetro e Great Place To Work (GPTW). Para a Volda ser reconhecida como a empresa que oferece a solução mais completa e de alta qualidade para o mercado automotivo, construiu sua operação baseada em três pilares sólidos: processos, pessoas e produtos.
A empresa obteve a certificação ISO 9001, atestando a qualidade de seus processos e produtos. Essa conquista foi o resultado de um trabalho conjunto de toda a equipe, que atua de forma integrada para garantir a padronização e a melhoria contínua dos processos, reforçando o compromisso da Volda em oferecer soluções confiáveis e duráveis para o setor automotivo.
A padronização das etapas vai desde o desenvolvimento de novos produtos até a entrega ao cliente final, todos os processos são monitorados e otimizados para atender aos mais altos padrões de qualidade. Embora a certificação ISO 9001 não seja uma exigência obrigatória para o setor de atuação da Volda, a empresa optou por conquistar esse selo como um diferencial estratégico.
“Ao adotar sistema de gestão e certificações rigorosas, como a ISO 9001, que abrange toda a cadeia — desde a aquisição e o recebimento de materiais até o controle de qualidade, a liberação de produtos e o transporte —, a Volda reforça seu compromisso com a excelência em todas as etapas”, destaca Maria Aparecida Caldas, coordenadora de Pesquisa, Gestão de Portfólio e Qualidade da Volda.
Para a especialista em sistema de gestão, Andressa Martins de Albuquerque, obter a certificação ISO 9001 representa uma vantagem competitiva no mercado, além de contribuir para a satisfação tanto dos profissionais quanto dos clientes. “ISO 9001 garante a padronização e a melhoria contínua dos processos, resultando em produtos de alta qualidade e confiabilidade”, ressalta Andressa.
Já a certificação Inmetro atesta a qualidade e a segurança dos produtos para autorizar a comercialização, reforçando a confiança dos clientes da empresa. E o selo GPTW reconhece o compromisso com as pessoas, que são a força motriz por trás da inovação e da busca por soluções cada vez mais completas para atender às necessidades dos clientes.
Para receber a certificação, a empresa é avaliada por meio de uma pesquisa aplicada entre os colaboradores, na qual a companhia precisa obter uma pontuação igual ou superior a 70 pontos. Este ranking reconhece as empresas com base em uma metodologia que considera credibilidade, respeito, condições de trabalho, benefícios e remuneração, entre outros aspectos.
Sobre a Volda
A Volda é uma linha de produtos da Tagia, especializada no setor automotivo, dedicando-se principalmente à comercialização de componentes voltados para a suspensão e transmissão. A companhia é 100% brasileira e foi fundada em 2016, com sede no município de Serra, no Espírito Santo. Seus produtos possuem alta tecnologia e qualidade internacional. A marca atualmente atende 90% da frota circulante de automóveis, picapes e SUVs do mercado brasileiro e segue ampliando seu portfólio, que conta hoje com mais de 1.700 itens.