O Instituto MV8, patrocinado pela Volda, tem como missão capacitar e motivar mulheres em diversas áreas do setor automotivo. Desde 2021, a instituição reúne mulheres apaixonadas por automóveis para fomentar a inclusão delas no mercado de trabalho e auxiliar na capacitação, atuação e valorização da mulher no setor, que é predominantemente masculino.
Um belo exemplo de sucesso, com o apoio do MV8, aconteceu com Carmen Eliane Cunha Pires, de 47 anos, proprietária da empresa familiar Garajão Autopeças, localizada na cidade de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. “Quando conheci a Gaúchas Car (que atualmente é o Instituto MV8) em uma feira automotiva, achei o projeto muito interessante e me tornei membro do grupo. Foi o que virou a chave para eu levantar a bandeira da mulher no setor automotivo. O lema do grupo é ‘o lugar da mulher é onde ela quiser’, e hoje me sinto completamente inserida nesse mercado”, explica a profissional.
A relação de Carmen com a profissão começou desde sua infância, imersa no ambiente da gasolina e do óleo diesel, uma vez que seu pai também é proprietário da loja de autopeças Garajão. “Apesar de ter me formado em Enfermagem e ter atuado nessa profissão por 10 anos, acabei deixando o emprego devido ao fato de morar em outra cidade e sentir falta da minha família. Foi quando surgiu a oportunidade de ajudar meu pai. Com o apoio das mulheres e as informações que recebi durante os eventos do MV8, vesti a camisa do negócio pra valer e tive a coragem de implementar mudanças significativas, tornando a loja moderna e com uma variedade muito maior de produtos”, conta Carmen.
No ano da fundação do instituto, também conhecido como um clube de mulheres unidas pela paixão pelo mundo automobilístico, este segmento registrou um crescimento de produção das montadoras de 11,6% em 2021 em comparação com o ano anterior, conforme dados divulgados pela Associação Nacional dos Veículos Automotores (Anfavea). No entanto, segundo a pesquisa Diversidade no Setor Automotivo, conduzida pela Automotive Business, a participação de mulheres não aumenta desde 2017.
Dentro das organizações, as mulheres enfrentam barreiras significativas para alcançar cargos de liderança, com apenas 6% delas ocupando essas posições. Além disso, há uma notável desigualdade salarial e a oferta limitada de benefícios para conciliar as vidas pessoal e profissional. A idealizadora do projeto, Eva Paiva, destaca: “Acreditamos que a competência é a chave para a mudança, mas para as mulheres que aspiram trabalhar no setor automotivo, o verdadeiro desafio é encontrar oportunidades e contar com o devido apoio.
A MV8 tem a missão de ser o elo facilitador na evolução das relações comerciais entre as quatro vertentes do setor: aplicadores/revendedores, fabricantes, distribuidores e consumidor final. Para tornar isso viável, a organização promove palestras e cursos, organiza visitas a fábricas e distribuidores, além de participar e promover congressos e eventos beneficentes.
“Com esse apoio ao MV8, a Volda pretende apoiar a inclusão de mulheres no mercado automotivo, ajudando elas a realizarem seus sonhos de se tornarem mecânicas profissionais e/ou obter mais conhecimento. Acreditamos no potencial delas. Os treinamentos e as experiências compartilhadas por elas são essenciais para a criação de novas oportunidades na área”, afirma Ivan Furuya, Diretor Comercial e de Marketing da Volda.
O projeto, que começou com 14 integrantes e o nome Gauchas Car, foi oficialmente fundado em agosto de 2021, em Porto Alegre (RS). Atualmente, conta com aproximadamente 350 mulheres em todo o Brasil. Elas já participaram de mais de 150 eventos, conquistaram duas premiações em congressos automotivos e tiveram presença com estande em feiras do setor.
Sobre a Volda – A Volda é uma linha de produtos da Tagia, especializada no setor automotivo, dedicando-se principalmente à comercialização de componentes voltados para a suspensão e transmissão. A companhia é 100% brasileira e foi fundada em 2016, com sede no município de Serra, no Espírito Santo. Seus produtos possuem alta tecnologia e qualidade internacional. A marca atualmente atende 90% da frota circulante de automóveis, picapes e SUVs do mercado brasileiro e segue ampliando seu portfólio, que conta hoje com mais de 1.500 itens.