Com a chegada do fim do ano e o aumento das viagens, muitos brasileiros aproveitam para colocar o carro na estrada e celebrar. Apesar do clima de confraternização, o período exige atenção redobrada com a segurança. Entre os itens que merecem verificação antecipada estão os pneus, principal elo entre o veículo e o solo e responsáveis diretamente pela aderência, frenagem e estabilidade.
Para Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone, líder mundial em soluções para mobilidade sustentável e segura, trocar os pneus no momento adequado vai muito além do conforto: é uma questão de prevenção.
O especialista destaca que existem sinais claros de que a substituição é necessária e, em alguns casos, urgente: “O primeiro ponto de atenção é a profundidade dos sulcos da banda de rodagem. Quando ela chega a 3 mm ou menos, o pneu já perde parte da capacidade de drenagem e a segurança fica comprometida, especialmente em pista molhada. O limite legal estabelecido é de 1,6 mm”, explica Ayala.
Ele complementa que esse limite pode ser identificado no próprio pneu. “É possível encontrar marcações indicando esse desgaste, conhecidas como TWI (Tread Wear Indicator). São ressaltos localizados nos sulcos que indicam o limite legal para substituição. Se, em qualquer ponto, o TWI estiver no mesmo nível da banda de rodagem, significa que o limite já foi ultrapassado. Além disso, cortes, bolhas, rasgos ou qualquer dano estrutural também exigem substituição imediata, sem exceção”, alerta.
Outro indicador importante, segundo o especialista, é o desgaste irregular. “Se o pneu apresenta desgaste diferente entre os lados ou entre as rodas, isso pode ser reflexo de problemas de alinhamento, calibragem inadequada ou falhas na suspensão. Nesses casos, além de trocar o pneu, é essencial investigar a causa para que o problema não volte a acontecer”, afirma Ayala.
Por que o fim do ano é o momento ideal para checar?
As viagens em família envolvem trajetos mais longos, diferentes tipos de vias e, muitas vezes, maior carga no veículo (bagagens, crianças, equipamentos). Um pneu em más condições pode comprometer a frenagem, a aderência em trechos molhados ou mesmo gerar surpresas desagradáveis. Ayala lembra que “a manutenção adequada contribui para que o motorista possa rodar com segurança, chegando com tranquilidade para celebrar o fim de ano com amigos e família”.
Dicas práticas antes de pegar a estrada
Para garantir que os pneus estão prontos para a viagem, recomenda-se:
- Checar a calibragem dos pneus (incluindo o estepe) com o veículo ainda frio.
- Verificar alinhamento e balanceamento, que reduzem desgaste irregular e melhoram a estabilidade.
- Avaliar a profundidade dos sulcos e observar sinais visuais como bolhas, cortes ou rasgos.
Para mais informações, acesse aqui.
Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)
A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada pelo E8 Commitment e seus valores, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas, construindo um mundo mais sustentável para as futuras gerações.
A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.
































