Balanço da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que as vendas no varejo da capital paulista recuaram 15,4% em abril, na comparação com março.
Segundo a ACSP, essa retração é explicada, em parte, pelo menor número de dias úteis do último mês, “mas também sinaliza uma desaceleração no ritmo do movimento do comércio.”
As vendas também caem quando a comparação é feita com o ano de 2019, período anterior à pandemia. Nesse caso, o recuo é de 12,9%. “Essa queda é explicada pelo aumento da inflação e das taxas de juros que encarece as vendas a prazo”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
O acumulado de janeiro a abril deste ano, no entanto, comparado com igual período de 2021, o varejo paulistano ainda registra crescimento de 33,8% nas comercializações. “Neste caso, significa que a base de comparação é fraca, uma vez que nesse período, no ano passado, havia restrições ao funcionamento do comércio e à mobilidade urbana”, afirma o economista.
EXPECTATIVA
Para maio, a expectativa da ACSP é que o Dia das Mães tenha ajudado o varejo da cidade de São Paulo a crescer. A entidade projeta aumento nas vendas em torno de 2% em relação a igual período de 2021.
Fonte: Diário do Comércio – Imagem: Leandro Moraes/DC