“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Vendas de caminhões e ônibus caem em julho

Mesmo com resultado negativo, vendas de caminhões ficaram acima da média do primeiro semestre

05/08/2025

As vendas de caminhões somaram 10,5 mil unidades em julho, queda de 5% na comparação com igual mês do ano passado e 25,7% superior às de junho, de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave na segunda-feira, 4. Apesar das vendas menores na comparação anual o presidente da Arcélio Júnior ressaltou que o volume do mês passado superou a média mensal do primeiro semestre, que ficou em torno de 8,9 mil.

Ele disse que já era esperado aumento com relação a junho, pela maior quantidade de dias úteis: foram 23 em julho e 20 em junho. “Além deste fator a redução na expectativa de volume total de emplacamentos para o ano estimulou fabricantes e concessionários a adotarem postura mais agressiva de vendas, para acelerar o giro dos estoques”.

No acumulado do ano o mercado de caminhões registra queda de 3,8%, com 63,9 mil unidades emplacadas.

O segmento de ônibus somou 2,8 mil vendas em julho, volume 7% menor do que o vendido em idêntico mês do ano passado. Na comparação com junho houve incremento de 16,8%.

No acumulado do ano as vendas cresceram 18%, com 16,7 mil ônibus emplacados, mas esse avanço deverá ser menor até dezembro, caindo para 6%, porque o impulso do programa Caminho da Escola está acabando de acordo com Arcélio Jr:

“Na primeira parte de ano tivemos um volume total de emplacamentos bastante superior aos volumes comparados aos de 2024 em função do programa Caminho da Escola. Mas estes volumes estão se esgotando ao longo dos meses, indicando queda no crescimento das vendas, conforme as projeções da Fenabrave, que apontam para um aumento de 6%”.

Fonte: AutoData

Informes

Abrir bate-papo
SincoPeças - SP
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?