Cresceram 13% as vendas de veículos com motor 1.0 no mês passado, comparado com junho, e 11,4% sobre julho do ano passado, informou o presidente da Fenabrave, Arcélio Júnior, ao ministro do MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e vice-presidente da República Geraldo Alckmin. O programa Carro Sustentável, que zerou o IPI de modelos 1.0 com alta reciclabilidade, segurança, conteúdo local e baixas emissões, foi o responsável, de acordo com a entidade.
“O programa é um sucesso”, afirmou Alckmin, que no fim de semana visitou concessionárias de Brasília, DF, com Arcélio Júnior. “O presidente [Luiz Inácio] Lula [da Silva] zerou o IPI e e as montadoras também ajudaram com um bom desconto. É a indústria e o comércio no Brasil gerando emprego e renda para a população.”
Em uma das concessionárias visitadas, bandeira Fiat, relatou o MDIC, as vendas quase dobraram com relação a junho: as do Argo saltaram de 40 para 76 unidades e as do Mobi de 25 para 40. São os dois modelos Fiat cadastrados no programa.
Foi o segmento de automóveis que segurou o mercado em julho: no geral as vendas de todos os segmentos, automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, ficaram estáveis com relação a julho do ano passado, leve alta de 0,8%, somando 243,2 mil unidades, conforme antecipou a Agência AutoData. Comparado com junho, que teve três dias úteis a menos, o crescimento foi de 14,3%.
As vendas de automóveis cresceram 2,1% na comparação anual e 14,2% na mensal, somando 181,8 mil unidades. Os comerciais leves registraram queda na comparação com julho de 2024, 2,2%, e 11,9% de avanço sobre julho, totalizando 48,2 mil unidades.
Assim ficou positivo também o saldo do segmento de leves: 1,2% na comparação anual e 13,8% na mensal, 229,9 mil veículos.
O segmento de caminhões, especialmente, puxou os números para baixo.
No acumulado do ano as vendas totais somaram 1 milhão 441 mil unidades, em alta de 4,1% sobre janeiro a julho de 2024. Os emplacamentos de leves cresceram 4,4% no período, para 1 milhão 361 mil veículos.

Fonte: AutoData