Nos sete primeiros meses do ano foram comercializados 42 mil 102 implementos rodoviários pesados, 19,8% abaixo dos 52 mil 521 emplacados no mesmo período em 2024. Os dados foram divulgados pela Anfir, Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários.
Considerando o desempenho diário de vendas de reboques e semirreboques em julho, de 6 mil 271 unidades, o número ficou acima da média mensal dos primeiros seis meses do ano, de 5 mil 972 unidades.
Na avaliação do presidente da Anfir, José Carlos Sprícigo, o resultado pode indicar o início da recuperação de mercado no setor de pesados. “Mas ainda é prematuro comemorar, e devemos ficar alertas pois julho teve três dias úteis a mais, o que influencia no número.”
Sprícigo, no entanto, tem expectativas positivas para o segmento por causa da colheita do milho, que deverá estimular maior circulação de transporte de grãos e, consequentemente, de renovação ou ampliação de implementos.
No segmento leve foram contabilizadas, de janeiro a julho, 43 mil 912 unidades, volume 17,5% acima de igual intervalo em 2024 quando foram emplacados 37 mil 359 produtos.
Somadas as vendas de carrocerias sobre chassis e de reboques e semirreboques tem-se 86 mil 14 unidades, queda de 4,3% frente às 89 mil 880 dos sete meses iniciais do ano passado.
Fonte: AutoData