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Venda de híbridos plug-in disparam no Brasil e lideram eletrificação

٠ Eletrificados leves seguem em alta no primeiro quadrimestre٠ Crescimento dos PHEV mostra eficiência da tecnologia, diz ABVE٠ “Consumidor já pode escolher a melhor tecnologia para o seu perfil”

07/05/2025

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) atingiram 14.759 unidades em abril de 2025, elevando o total acumulado no primeiro quadrimestre do ano para 54.683 veículos. As estatísticas estão sendo puxadas pelos veículos híbridos plug-in PHEV, que dispararam nos últimos meses.

O resultado representa um crescimento de 2,6% em relação a março, quando foram comercializadas 14.380 unidades. Na comparação com abril de 2024 (15.206), houve uma pequena queda de 2,9%. Essa retração é atribuída a fatores sazonais (mais emendas de feriados em abril deste ano do que em abril de 2024) e à nova metodologia da ABVE, adotada a partir de janeiro de 2025, que deixou de contabilizar os veículos micro-híbridos MHEV nas estatísticas de eletrificados.

Ainda assim, o acumulado do primeiro quadrimestre de 2025 (54.683) superou em 6,6% o volume registrado no mesmo período de 2024 (51.296). Em relação a 2023 (19.579 unidades), o crescimento é exponencial e alcança os 180%.

O mercado brasileiro de veículos eletrificados tem apresentado uma expansão acelerada nos últimos dois anos, impulsionada pelo aumento da oferta de modelos e pela entrada de novos fabricantes no setor.

DESTAQUE

Desde 2023, os veículos híbridos plug-in (PHEV) lideram as vendas anuais de eletrificados no Brasil, consolidando-se como a principal tecnologia desse mercado. No acumulado do primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% (27.442) do total de veículos eletrificados vendidos. O desempenho é expressivo quando comparado ao mesmo período de 2024, quando esses modelos respondiam por 28% das vendas (14.367), resultando num crescimento de 91%.

O avanço dos PHEV reflete a preferência dos consumidores brasileiros por uma tecnologia que combina a eficiência do veículo elétrico com a flexibilidade do motor a combustão, garantindo autonomia diante da infraestrutura de recarga ainda limitada no país. A atratividade desse segmento deve aumentar ainda mais com a chegada dos modelos PHEV Flex, que, além da versão híbrida movida apenas a gasolina, agora incluem a opção de uso do etanol. Entre as montadoras que já oferecem essa configuração está a Caoa Chery, enquanto a GWM se prepara para lançar seus próprios modelos PHEV Flex em breve.

TENDÊNCIA

O presidente da ABVE, Ricardo Bastos, comemorou mais um passo rumo ao amadurecimento do mercado. “Chegamos a um ponto da evolução da eletromobilidade no Brasil em que o consumidor já pode escolher qual a tecnologia mais adequada ao seu perfil de usuário, em vez de se adaptar às poucas tecnologias existentes antes”. “Hoje, por causa da diversidade de opções, esse consumidor já não toma mais sua decisão de compra em termos, por exemplo, de km/litro, como no passado”, disse. “O racional é diferente: a tecnologia oferece aquilo que as pessoas precisam, conforme seu estilo de vida”.

Segundo o executivo, essa flexibilidade explica o crescimento dos PHEV nos últimos meses. O usuário desses veículos tende a rodar a grande maioria de seus trajetos, inclusive viagens curtas, no modo elétrico, desfrutando de todas as vantagens de um BEV 100% a bateria. E só adotará o modo híbrido eventualmente, em viagens mais longas. Assim, o consumo real de combustível fóssil desse usuário será muito baixo.

“Essa tendência, que está ficando cada vez mais clara, comprova que o PHEV é um veículo mais eficiente do que um híbrido não plug-in (HEV) ou um modelo flex convencional, diferentemente do que dizem algumas análises”, completou o presidente da ABVE.

PARTICIPAÇÃO

Em abril de 2025, os veículos eletrificados alcançaram uma participação de mercado (market share) de 7,5%. O índice corresponde ao total de emplacamentos leves eletrificados (14.759) sobre o volume total de vendas de automóveis e comerciais leves de todas as motorizações no período, que totalizou 197.076 unidades, segundo a Fenabrave.

Em abril, a maior participação de mercado continua sendo dos elétricos plug-in (BEV e PHEV), com 85,5% do total de eletrificados (12.615) – um crescimento de 7,4%, na comparação com março (11.745). Os PHEV contribuíram com 53,5% (7.913) e os 100% elétricos (BEV), com 32% (4.702).

A maior participação dos elétricos plug-in no total de eletrificados foi puxada pelos PHEV. Em abril foram 7.913 unidades desse modelo, com aumento de 14% em relação a março (6.944). Sobre abril de 2024 (3.735), o crescimento dos PHEV foi bem expressivo: +112%.

BEV E HEV

As vendas dos modelos 100% elétricos (BEV) totalizaram 4.702 unidades em abril. Na comparação com março, houve uma leve queda de 2% (4.801). Na comparação com abril de 2024 (6.705), a queda foi de 30%.  

Os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 14,5% das vendas de eletrificados, com 2.144 veículos emplacados no mês. Os HEV Flex foram responsáveis por 8,9% (1.314) das vendas de eletrificados, com queda de 20,6% sobre março (1.656). Os HEV representaram 5,6% do mercado em abril (830). As vendas indicam uma queda de 15% sobre março (979).

Participação de mercado dos eletrificados, por tecnologia, em abril/25: 

  • PHEV: 7.913 (53,5%)
  • BEV: 4.702 (32%)
  • HEV FLEX: 1.314 (8,9%)
  • HEV: 830 (5,6%)
  • TOTAL: 14.759

GEOGRAFIA DA ELETROMOBILIDADE

A maioria dos 27 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, teve aumento de vendas em abril (15, ou 56% do total), enquanto o restante teve queda (12, ou 44%).  As flutuações de vendas nos estados podem ser percebidas nas variações de percentuais de participação das regiões brasileiras.

Participação de mercado das regiões  
                                                                brasileiras – março/25                                                               

Participação de mercado das regiões
brasileiras – abril/25

Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em abril de 2025:

1º – São Paulo: 1.913

2º – Brasília: 1.467

3º – Campinas: 612

4º – Rio de Janeiro: 589

5º – Belo Horizonte: 500

MICRO-HÍBRIDOS

Em abril de 2025, as vendas de micro-híbridos totalizaram 5.064 veículos, sendo 78% de modelos MHEV 12V (3.933) e 22% MHEV 48V (1.131). Na comparação com março (3.529), houve um ganho de mercado de 43,5%. Os MHEV estão inseridos em um movimento de progressiva substituição dos veículos convencionais a combustão por modelos com algum grau de hibridização.

 A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade.

Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar a venda por estados e por municípios. Já em “Frotas”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado.

As informações se encontram disponíveis e são atualizadas mensalmente, em https://abve.org.br/bi-geral/

Fonte: ABVE

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