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Venda de carros elétricos cresce 51% e soma quase 20 mil unidades

Uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) revela que a venda de carros elétricos no Brasil cresceu 51% no primeiro quadrimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 19.579 unidades. Conforme o documento, foi o melhor resultado de toda a série história, iniciada em 2012. O estudo indica ainda que esse cenário de alta deve se manter nos próximos meses, com o lançamento de novos modelos.

Para Rodrigo Chinen, desenvolvedor de novos negócios na Lubrizol, empresa fornecedora de produtos químicos especiais para os mercados de transporte, indústria e consumo, esses dados reforçam a importância de novas tecnologias que tornam os veículos ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis. “Não se trata apenas de reduzir o consumo de combustíveis que poluem o meio ambiente com a emissão de dióxido de carbono (CO2), mas também de produzir carros com componentes recicláveis e reutilizáveis”, diz.

Segundo Chinen, hoje é possível construir diversas partes de um carro com componentes recicláveis. “O termoplástico de poliuretano (TPU) é um material extremamente versátil, além de sustentável. É possível criarmos desde couro sintético para o estofamento até os cabos que compõem o sistema elétrico do veículo”, explica. O especialista diz ainda que “além de recicláveis, os produtos criados são mais leves, resistentes a abrasão e a rasgos e com alto índice de durabilidade”.

Soluções em TPU para automóveis

Nos estofamentos dos veículos, é comum o uso de couro, que pode ser natural ou sintético. De acordo com Chinen, os materiais utilizados atualmente na maior parte dos veículos não são sustentáveis, pois não podem ser reciclados. Por isso, a Lubrizol desenvolveu o ESTANE®TPU, que é um estofamento feito com matéria-prima totalmente vegana e que permite a reciclagem. “Trata-se de uma solução que não agride o meio ambiente, é resistente ao calor, abrasão e rasgos e tem o conforto do couro natural, além de ser muito durável”, destaca. O especialista diz ainda que o TPU utilizado no estofamento dos bancos pode revestir os painéis de instrumento, guarnições, coberturas do botão de engrenagem, baús, partes internas das portas e outros itens. O termoplástico pode também ser matéria-prima para adesivos feitos para aplicações na área interna do veículo”.

Outra linha desenvolvida pela Lubrizol é o BIO TPU, produzido com base biológica reutilizável. Chinen explica que entre os benefícios, o maior destaque é a sustentabilidade do material, além da resistência química a altas temperaturas, raios UV e hidrolise, baixa densidade, boa aderência ao náilon e outros substratos. “Essa solução pode ser utilizada na produção de cabos e revestimentos para acabamento interno do veículo e oferece a confiabilidade e eficiência que a indústria demanda, podendo ser utilizado na produção de peças moldadas por injeção, como alavancas de câmbio, obturadores, porta-copos e maçanetas”, acrescenta o especialista.

A Lubrizol conta também com a TPU ESTANE EV, material utilizado na produção de dos cabos que compõem o sistema de carregamento do carro. Trata-se de uma solução igualmente sustentável, com baixa toxicidade, retardadora de chamas, duradoura e com facilidade de processamento e baixo odor. “Livre de plastificantes e de substâncias voláteis, esse TPU possui uma ótima vantagem de condutividade (<35 µS/mm) e está em conformidade com as normas industriais de cabos IEC 62893 e EN 50620”, conclui Chinen.

Sobre a Lubrizol Corporation

A Lubrizol Corporation, uma empresa da Berkshire Hathaway, utiliza sua ciência incomparável para desbloquear imensas possibilidades em nível molecular, gerando resultados sustentáveis e mensuráveis. Fundada em 1928, a Lubrizol possui e opera mais de 100 fábricas, escritórios de vendas e laboratórios em todo o mundo, contando com aproximadamente 8.600 funcionários. No Brasil, a companhia possui duas fábricas, uma delas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e outra em Paulínia (SP). A Lubrizol também conta com escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), além de um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento na capital paulista. 

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