“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Venda de caminhões registra o segundo mês consecutivo de alta

Apesar do ritmo maior no balcão, mercado encerra os dez meses 8% abaixo do ano passado

05/11/2025

Por Décio Costa

Os emplacamentos de caminhões apresentaram mais um sopro de ânimo em outubro sobre setembro, com alta de 9,07%, de 9.592 para 10.462 unidades entregues.

Foi o segundo mês consecutivo de resultado positivo após crescimento de 8,79% de agosto sobre setembro.

No confronto com outubro de 2024, quando os licenciamentos somaram 11.837 unidades, a queda chegou a 11,62%.

LEIA MAIS

→Venda de caminhões cresce em setembro, mas ainda em queda no ano

→Entregas de caminhões e ônibus a gás mais que triplicam em 2025

De acordo com avaliação da Fenabrave, o negócio de caminhão está condicionado a uma dinâmica de investimentos complexa e em meio a um ambiente volátil do agro, construção e indústria.

“Os últimos dois meses positivos ao menos podem amenizar a expectativa de queda desde ano”, observa em nota Arcelio Jr., presidente da federação que representa as concessionárias.

No acumulado até outubro, o mercado transportador de carga absorveu 92.317 caminhões, volume 8,04% menor do registrado no mesmo período do ano passado, de 100.390 emplacamentos.

Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação Volvo

Informes