Por Vitor Matsubara
A Toyota apresentou na Indonésia o novo Yaris Cross, SUV compacto que interessa bastante aos brasileiros. Isso porque o modelo deve ser o próximo lançamento da marca japonesa no país, com estreia prevista para 2024.
Apesar do nome em comum, o Yaris Cross asiático não tem nenhuma semelhança com o modelo europeu. Afinal, trata-se de um projeto desenvolvido exclusivamente para mercados emergentes, e é isso que o coloca na rota do Brasil.
Design lembra Corolla Cross e RAV4
Feito sobre a plataforma DNGA (uma versão simplificada da TNGA utilizada no Corolla e Corolla Cross), o Yaris Cross tem dimensões generosas para a categoria. São 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,61 metro de altura e distância entre-eixos de 2,62 metros.
O design mescla elementos do Corolla Cross e do RAV4, com uma grade trapezoidal de grandes proporções e faróis angulares. As lanternas, por sua vez, têm desenho semelhante ao conjunto do RAV4.
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A cabine tem estilo parecido com o do Yaris e itens como painel de instrumentos digital de 7 polegadas, central multimídia com tela tátil de 10,1 polegadas, seis airbags, controle de estabilidade, sensor de pontos cegos, sensores de estacionamento traseiros e freio de estacionamento eletrônico, entre outros itens.
Próximo Toyota nacional
No mercado asiático, o SUV terá duas opções de motorização: 1.5 a gasolina, de 106 cv e 14 kgfm, e um conjunto híbrido, que combina motor 1.5 a gasolina de 80 cv e um elétrico de 90 cv.
De acordo com a imprensa especializada, posteriormente o Yaris Cross terá uma segunda versão híbrida com o e-Smart Hybrid, que utiliza um propulsor elétrico para movimentar o veículo, enquanto o motor a combustão atua como gerador de energia.
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Embora a Toyota não confirme, o Yaris Cross deve ser seu próximo modelo nacional. Recentemente, a fabricante anunciou um investimento de R$ 1,7 bilhão nas fábricas de Porto Feliz e Sorocaba, ambas no interior de São Paulo.
Do montante total, R$ 1,63 bilhão será revertido na produção de um novo “modelo compacto” com motorização híbrida flex, enquanto os R$ 61,8 milhões serão aplicados na reestilização da linha Corolla.