Por Alzira Rodrigues
Montadoras e concessionários comemoram o decreto que estabelece o IPI Verde e a modalidade do Carro Sustentável assinado pelo presidente Luiz Inácio da Silva nesta quinta-feira, 10.
O AutoIndústria teve acesso à lista dos primeiros carros inscritos na nova modalidade, aqueles que já a partir da sexta-feira, 11, deixam de pagar o IPI de 5,27% válido até então para os modelos 1.0.
Além do VW Polo, conforme antecipado pela própria montadora, estão na relação dos modelos aprovados pelo MDIC, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, os subcompactos Fiat Mobi e Renault Kwid e os compactos Hyundai HB20 e HB20S, Chevrolet Onix e Onix Plus e o Fiat Argo (menos a versão 1.3 CVT).
→VW sai na frente e zera o IPI do Polo no Programa Carro Sustentável
→Carro sustentável terá IPI zerado até o final de 2026
Também se inscreveram na mobilidade Carro Sustentável os SUVs compactos Citroën C3 e Balsat, mas a Stellantis não confirmou se tais modelos já foram contemplados pelo IPI zero.
Os quatro requisitos para que o carro se enquadre no conceito de carro sustentável são: emitir menos de 83g de CO₂ por quilômetro, conter mais de 80% de materiais recicláveis, ser fabricado no Brasil com etapas como soldagem, pintura, fabricação do motor e montagem no país e se enquadrar em uma das categorias de carro compacto.
As inscrições têm de ser feitas junto ao MDIC, que após análise e aprovação publicará uma portaria com a lista dos modelos aptos a receber o desconto integral.
Fonte: AutoIndústria – Foto: Divulgação/Renault