Por Valor
De acordo com dados divulgados pela Fecomercio SP, o varejo de autopeças e acessórios registrou um crescimento de 14,7% no faturamento de 2022, em relação ao ano anterior. O resultado reflete o bom momento do varejo paulista, que fechou o ano com faturamento recorde.
Segundo a entidade, o varejo paulista faturou R$ 1,3 trilhão no ano anterior, valor R$ 84,3 bilhões acima do movimento registrado em 2021. O crescimento, portanto, foi de 8,1% no ano. Mas a entidade pondera que o resultado foi puxado majoritariamente pelo desempenho do primeiro semestre, enquanto a segunda metade do ano mostrou uma forte desaceleração do setor no Estado de São Paulo, seguindo a tendência da economia brasileira.
A Fecomercio ainda revela que primeiro semestre obteve os melhores índices de crescimento do varejo paulista desde 2008, com aumento de 11% ante igual período de 2021. Segundo ele, isso significa que, em média, cada mês registrou essa taxa de aumento de vendas ante cada mês daquele período.
A média de crescimento de 11% do primeiro semestre caiu para 5% ao longo dos seis meses finais de 2022, o que impediu a obtenção de uma taxa de aumento das vendas que poderia ter fechado o ano em dois dígitos, o que seria um fato inédito no varejo paulista.
Fonte: Novo Varejo