Uruguai inicia produção da Ford Transit que virá ao Brasil

Uruguai inicia produção da Ford Transit que virá ao Brasil

Previsão é que a van comercial seja lançada no mercado brasileiro nos próximos meses

O primeiro lote de Ford Transit já saiu da linha de montagem da Nordex no Uruguai. Empresa especializada em produzir veículos para outras marcas, a Nordex finalizou a produção de 15 unidades da versão Minibus, conforme noticiou o site Autoblog Uruguay nesta segunda-feira, dia 9.

A van da Ford já está confirmada para ser lançada no mercado brasileiro, como informa o próprio site oficial da marca, o que deve ocorrer nos próximos meses. Como é produzido no país vizinho, o modelo não pagará Imposto de Importação para vir ao Brasil.

A operação da Transit é em sistema de SKD, com kits semiprontos que vêm da fábrica da Turquia e são apenas montados no Uruguai. Mas já é suficiente para receber a isenção da tarifa para os países do Mercosul, desde que tenha 30% de conteúdo local – a meta da Ford é produzir entre 5 mil e 8 mil unidades por ano para atender a essa região.

Sucesso na Europa, onde chega a ser o veículo da Ford mais vendido dependendo do país, a Transit da atual geração foi lançada em 2013 e chegou a ser vendida no Brasil entre 2009 e 2014, importada diretamente da Turquia.

A sua linha de motores tem diversas opções entre versões a gasolina e a diesel, mas espera-se que o mercado brasileiro deva receber a motorização Duratorq 2.2 turbodiesel de 160 cv e 385 Nm, que é a mesma que equipa a picape Ranger oferecida por aqui, o que facilitaria sua manutenção no país.

Nordex recebeu um investimento de US$ 50 milhões da Ford (com geração de 200 empregos diretos) para montar a Transit, mas ela também produz veículos comerciais para outras marcas, como Citroën Jumpy, Peugeot Expert e Kia Bongo. Já está nos planos da empresa a fabricação da picape Peugeot Landtrek no ano que vem, também com previsão de ser lançada no Brasil.

Fonte: Automotive Business

Programa EMPRESA AMIGO DO VAREJO