Por André Barros
A Toyota iniciará em 3 de novembro a retomada gradual da sua produção de veículos em Sorocaba e Indaiatuba, SP, interrompidas desde o temporal que atingiu e destruiu as instalações da fábrica de motores em Porto Feliz, SP. De início, com motores e o sistema importados do Japão, voltarão às linhas os Corolla Cross e Corolla híbridos e híbridos flex, para atender ao mercado brasileiro e de exportação.
Para janeiro está previsto o retorno da produção de toda a linha com motores a combustão, a gasolina e flex, também importados do Japão. O Yaris, que é exportado para a Argentina, também volta a ser montado em Sorocaba. Já o Yaris Cross, que seria lançado nas próximas semanas, ainda está sem previsão.
O início do retorno pelos híbridos se deu pelo fato de que muitos componentes do motor já eram importados do Japão, segundo o presidente Evandro Maggio: apenas algumas complementações eram feitas em Porto Feliz.
“Nosso objetivo era reativar rapidamente a cadeia de produção, voltar a abastecer a rede de concessionárias, voltar a fazer rodar as engrenagens. É o que consideramos mais importante.”
Os motores a combustão também serão fabricados no Japão. O prazo maior se deve à necessidade de ajustar o volume de produção na unidade asiática. Com relação ao Yaris Cross alguns componentes precisam ser trabalhados, disse Maggio: “O cabeçote é bem específico e precisamos ainda decidir em que local conseguiremos fazer. A decisão ficou para mais à frente”.
Junto com a produção dos híbridos, em novembro, retornam também todos os trabalhadores de Sorocaba e de Indaiatuba, após o período de férias emergenciais acertado com os sindicatos. Assim a suspensão temporária dos contratos de trabalho será aplicada apenas ao quadro de Porto Feliz, que ainda não tem previsão de retorno.
“Como o ritmo de retorno da produção ainda será gradual aproveitaremos para aplicar alguns treinamentos, fazer testes e reforço de qualidade para parte do quadro de trabalhadores. A ideia é que em fevereiro estejamos trabalhando a todo o vapor.”
Cronograma para Sorocaba mantido
Embora a produção tenha sido alcançada – e a Toyota ainda não divulga projeções de reduções de volume – o planejamento para inaugurar no segundo semestre de 2026 a segunda fábrica de Sorocaba permanece inalterado: “O cronograma está em dia”.
Maggio disse que os estoques da rede, dos produtos nacionais, devem estar no fim: “Nossos estoques costumam durar de oito a dez dias. Se não acabaram estão para acabar”.
Há diálogo com os concessionários, que seguem vendendo os produtos importados, como Hilux, RAV4, SW4 e Hiace. Maggio admite que poderá haver perda de participação por falta de produtos, mas não há ainda um número fechado.
Conversa com fornecedores
No primeiro momento o foco da Toyota está em retornar à produção. Mas, ciente das eventuais dificuldades da cadeia, consta no planejamento uma atenção maior aos fornecedores, admitiu Maggio:
“Sabemos que cada um será atingido de maneira diferente, outros com menos fatia, outros com mais fatia do faturamento. As conversas deverão ser individuais e deverão ocorrer mais à frente, assim que cumprirmos este objetivo de voltar a operar as linhas”.
Estão nos planos, ainda que de forma embrionária, possíveis suportes a empresas que tenham maior dependência da Toyota em seus negócios. Maggio garantiu que será dada a devida atenção no momento certo.
O presidente da Toyota do Brasil aproveitou para agradecer todas as mensagens e demonstrações de apoio que a companhia recebeu nos últimos dias: “Ficamos emocionados e agradecemos todos que mandaram mensagens. Também temos que agradecer a matriz, porque sem o apoio dela este planejamento não teria sido possível em prazo tão curto”.
Fonte: AutoData