Por Caio Bednarski
O crescente segmento de vans do mercado brasileiro é a nova aposta da Toyota com a Hiace, veículo que passa a ser importado da fábrica de Zárate, na Argentina. Segundo cálculos da companhia as vans L2H2 somarão 37,5 mil unidades em 2025, mais do que o dobro do volume comercializado em 2016, quando os emplacamentos somaram 14,5 mil unidades. Até 2030 a expectativa é superar as 43 mil unidades por ano.
Seus principais concorrentes, por aqui, serão a Mercedes-Benz Sprinter e a Ford Transit.
Para produzir o utilitário a Toyota investiu US$ 50 milhões na fábrica de Zárate para instalar uma nova linha de produção com capacidade para 3 mil unidades por ano. O plano é exportar 2 mil para o Brasil e comercializar as demais 1 mil na Argentina e outros mercados da região.
Embora pareça baixo o volume, devido ao potencial do segmento, é um movimento natural da Toyota, que entra em novos segmentos com parcimônia. A intenção, segundo a empresa, é aprender com a nova faixa de mercado sem dar um passo maior do que a perna. Mas, caso as vendas superem as expectativas iniciais, é possível elevar o ritmo de produção em Zárate.

De início apenas a configuração para passageiros estará disponível, a Minibus AT DX 15+1, com preço de R$ 365 mil, ofertada em versão única. Em meados de novembro chegarão as opções furgão, refrigerada e, mais adiante, a configuração ambulância, que será a última pois requer algumas regulamentações adicionais.
A motorização será a mesma para todas as configurações: 2.8 turbodiesel de 174 cv de potência, da mesma família da Hilux, e câmbio automático de seis marchas, o mesmo da picape que também é produzida na Argentina. Este conjunto oferece consumo de 8,5 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada, de acordo com dados do PBEV, Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.

Segundo a companhia ainda não existem planos de lançar versões com câmbio manual porque, de acordo com suas análises, o segmento de vans está descobrindo as vantagens da transmissão automática e crescendo a sua demanda, principalmente para o motorista que roda muita horas com o veículo.
A Toyota Hiace vem equipada com ar-condicionado, direção hidráulica, kit multimídia com espelhamento para smartphones via cabo, volante com regulagem de altura e profundidade e banco do motorista com regulagem de altura.
Fonte: AutoData