“Qualquer associação de classe será tão forte quanto os seus membros queiram fazê-la.”

Thyssenkrupp implementa tecnologias e avança na digitalização de operações

18/05/2023

A divisão Steering da thyssenkrupp, responsável pela produção de colunas e sistemas de direção para carros, vem investindo em novas tecnologias com o objetivo de aumentar os níveis de produtividade e qualificar ainda mais suas operações por meio da digitalização de seus processos. A unidade, que está instalada há mais de 20 anos em São José dos Pinhais (PR), possui um vasto portfólio de soluções de direção e é uma das unidades da thyssenkrupp mais avançadas em aspectos e características relacionadas à Indústria 4.0.

Atualmente, toda a linha de produção da unidade já está automatizada. Cabe ao operador a função estratégica de controlar, retirar peças e realizar inspeção visual antes do transporte para os clientes. Parte dessa tecnologia também permite a coleta de dados em tempo real, com controle minucioso de parâmetros do processo. Com apenas um smartphone, as equipes da thyssenkrupp na Alemanha podem acompanhar, minuto a minute, o desempenho das máquinas no Brasil. Caso seja necessário, a manutenção pode ser feita de forma remota.

A mais recente inovação no processo produtivo da unidade é o sistema de atendimento remoto com realidade aumentada, composto por uma série de ferramentas que permitem o acompanhamento em tempo real de cada etapa operacional. Por meio de óculos e câmeras monoculares integradas a sistemas remotos, os colaboradores podem compartilhar imagens e se comunicar com as equipes de análise de componentes por meio de um controle de voz, eliminando a necessidade de longas viagens para solucionar problemas.

Além da transmissão imediata de dados e informações presentes em determinado equipamento da usina, a tecnologia permite a realização de anotações direcionadas com símbolos e ponteiros, de forma a possibilitar diagnósticos e orientações com mais precisão. Os atendimentos prestados também podem ser registrados, para que os profissionais envolvidos na análise possam utilizar as imagens e orientações sugeridas quantas vezes for necessário.

Os operadores dos óculos também usufruem de ganhos significativos em produtividade e qualidade de trabalho, pois ficam com as mãos livres para agir durante o atendimento. A execução do serviço ocorre de forma mais rápida e assertiva, reduzindo significativamente a necessidade de correções e retrabalhos. Outra vantagem da tecnologia é evitar o uso de papel.

“O investimento em inovação em nossa planta, como os óculos de realidade aumentada e outras iniciativas de digitalização, se reflete em maior produtividade, pois conseguimos antecipar a manutenção das máquinas e utilizar todo o seu potencial de produção. Mas vai muito além disso, pois também contribui para aumentar o nível de segurança de nossos colaboradores e garantir a entrega de produtos com os mais elevados níveis de qualidade aos nossos clientes da indústria automotiva”, enfatiza Conrado Gomes, Diretor Geral da thyssenkrupp Steering para o Brasil.

thyssenkrupp e a indústria automotiva

As operações automotivas da thyssenkrupp estão entre as mais representativas e relevantes para o Grupo na América do Sul. Nove em cada dez veículos fabricados no Brasil são equipados com componentes produzidos pela empresa.

O portfólio automotivo da thyssenkrupp inclui componentes de motores (árvores de cames montadas, módulos de cabeçotes e virabrequins), componentes de suspensão e chassis (sistemas de direção, amortecedores, molas e barras estabilizadoras), serviços de montagem (módulos de eixos), entre outros.

A empresa possui fábricas automotivas em Ibirité, Poços de Caldas, Santa Luzia, São José dos Pinhais, São Paulo e Campo Limpo Paulista.

Sobre a thyssenkrupp

A thyssenkrupp é um grupo internacional de empresas que compreende negócios industriais e de tecnologia independentes e emprega cerca de 96.000 pessoas em 48 países. No ano fiscal 2021/2022 registrou um faturamento de €41 bilhões. Suas atividades comerciais foram agrupadas em seis segmentos: Materials Services, Industrial Components, Automotive Technology, Steel Europe, Marine Systems, e Multi Tracks. Os negócios desenvolvem soluções sustentáveis para os desafios do futuro com base em um amplo know-how tecnológico. Cerca de 3.600 colaboradores trabalham em pesquisa e desenvolvimento em 75 localidades em todo o mundo, principalmente nas áreas de proteção climática, transição energética, transformação digital na indústria e mobilidade do futuro. O grupo thyssenkrupp possui atualmente um portfólio de aproximadamente 17.370 patentes. Sob a marca guarda-chuva thyssenkrupp, o grupo cria valor de longo prazo com produtos, tecnologias e serviços inovadores e ajuda a tornar a vida melhor para as gerações futuras. Para isso, a empresa persegue metas ambiciosas de proteção climática e otimiza sua própria eficiência energética e climática. Ao mesmo tempo, usa suas diversas habilidades ao longo das cadeias de valor relevantes para desempenhar um papel significativo na promoção da transformação verde de seus clientes.

Na América do Sul, as atividades da empresa remontam ao ano de 1837, empregando atualmente cerca de 3.700 colaboradores na região nos segmentos automotivo, energia, química e defesa naval. Na América do Sul, a empresa contabilizou durante o ano fiscal 2021/2022 um faturamento equivalente a R$ 5,2 bilhões.

Informações
Eduardo Silva
Edvaldo Chequetti
tk@rpmacomunicacao.com.br
RPMA Comunicação
Tel.: (11) 99686-7410

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