thyssenkrupp Automotive e NSK Steering firmam acordo para cooperação


Memorando de entendimento assinado para explorar uma possível empresa comum. A cooperação oferece potencial para o crescimento tecnológico e regional. A avaliação terá início nos respectivos negócios de direção das empresas
thyssenkrupp Automotive e NSK Steering firmam acordo para cooperação
Martina Merz, CEO da thyssenkrupp, e Saimon Nogami, vice-presidente executivo sênior da NSK

A thyssenkrupp e o grupo industrial japonês NSK assinaram um memorando de entendimento (MoU) para explorar uma joint venture entre a thyssenkrupp Automotive e o negócio de direção da NSK. O MoU inclui um alinhamento tecnológico e estratégico entre as áreas de produto do negócio automotivo da thyssenkrupp e o negócio de direção da NSK. O objetivo é desenvolver uma abordagem de parceria para um negócio conjunto na área automotiva.

Martina Merz, CEO da thyssenkrupp, afirma: “Nosso objetivo é levar todos os nossos negócios ao top 3 do mercado. Onde faz sentido em termos de tecnologia e estratégia, estamos felizes em fazer isso com parceiros fortes ao nosso lado. No negócio automotivo em particular, tamanho e economia de escala são fatores-chave para alcançar o sucesso nos mercados globais. Já estamos em uma posição excelente hoje com nossos negócios automotivos. Uma colaboração entre o nosso segmento automotivo e a NSK Steering pode nos ajudar a fortalecer e expandir ainda mais essa posição.”

A gama de produtos do segmento automotivo da thyssenkrupp foi realinhada nos últimos anos, em linha com as tendências tecnológicas de mobilidade elétrica, condução autônoma e sustentabilidade. Os investimentos foram feitos, principalmente, em tecnologias de chassis independentes de um determinado tipo de trem de força. O segmento automotivo já gera cerca de 80% das suas vendas com produtos que não sejam para o motor de combustão interna. Ao mesmo tempo que novos produtos são lançados e industrializados, novas capacidades de produção de última geração são estabelecidas.

Dr. Karsten Kroos, CEO da thyssenkrupp Automotive Technology, observa: “Com nossa linha de produtos, estamos bem equipados para a transformação na indústria automotiva. Um dos nossos maiores e mais importantes produtos é o nosso negócio de direção. As capacidades que construímos aqui, particularmente em eletrônica e software, também são fundamentais para o restante de nossos negócios. Portanto, faz sentido examinarmos primeiro uma parceria com a NSK Steering nesta área tecnológica, pois isso pode resultar em um modelo de parceria para outros negócios sob o guarda-chuva do segmento automotivo”.

Saimon Nogami, vice-presidente executivo sênior da NSK Ltd., comenta: “A NSK e a thyssenkrupp Automotive compartilham uma cultura semelhante voltada ao cliente e um compromisso com a excelência. A joint venture prevista nos permitirá entregar produtos e serviços com mais valor do que nunca para nossos clientes em todo o mundo.”

O negócio de direção é também uma das áreas de produtos mais importantes da NSK no setor automotivo. A gama de produtos estende-se a partir de componentes mecânicos, tais como a colunas e eixos de direção até sistemas de direção assistida eletronicamente. As atividades globais da NSK Steering abrangem locais de produção na América do Norte, Europa e Ásia.

Com o MoU assinado, ambas as empresas acordam uma fase de avaliação não vinculativa dos negócios relevantes sem quaisquer resultados preconcebidos. Uma decisão sobre uma possível cooperação modelo deve ser adotada por ambos os lados até o final do ano.

Sobre a thyssenkrupp Automotive Technology

O segmento Automotive Technology da thyssenkrupp é um dos principais fornecedores e parceiros de engenharia da indústria automotiva internacional. A sua gama de produtos e serviços inclui componentes e sistemas de alta tecnologia, bem como soluções de automação para a produção de veículos. O portfólio de produtos abrange tecnologias de chassis, como direção e sistemas de amortecedores, e a montagem de sistemas de eixos, bem como componentes de motores para sistemas convencionais e sistemas de acionamento alternativos. Além disso, a thyssenkrupp Automotive Technology desenvolve linhas de montagem para carrocerias e produz peças leves de carroceria em série. As vendas desse segmento de negócios no ano fiscal 2020/21 foram de €4,5 bilhão.

Sobre a NSK

A NSK iniciou sua jornada fabricando os primeiros rolamentos no Japão em 1916 e desde então tornou- se uma organização global pesquisando, projetando e fabricando soluções Motion & ControlTM que suportam mobilidade e aplicações da indústria. A NSK é atualmente o principal fornecedor de rolamentos no Japão e o terceiro maior fornecedor do mundo por participação de mercado. Também é líder mundial em direção elétrica assistida e fabricação e tecnologia de fusos de esferas. Os produtos e tecnologias responsivos da NSK, incluindo uma gama diversificada de soluções para usinagem de precisão, são usados para melhorar o desempenho automotivo e a produtividade industrial, reduzindo o consumo de energia a níveis sem precedentes de níveis baixos. No início da década de 1960, a empresa estabeleceu seus objetivos fora do Japão e, até o momento, estabeleceu locais de negócios em 30 países.

Informações para a imprensa
Camila Alcova
Claudio Monteiro
tk@rpmacomunicacao.com.br 
RPMA Comunicação
Tel.: (11) 9897-04477
www.rpmacomunicacao.com.br   

thyssenkrupp Brasil 
Margarete Storto
(11) 5105-7555 
margarete.storto@thyssenkrupp.com

Compartilhe

Programa EMPRESA AMIGA DO VAREJO